POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Militares da Força Aérea e Marinha comandam o sistema de transportes do Estado do Rio de Janeiro

Militares da Força Aérea e Marinha comandam o sistema de transportes do Estado do Rio de Janeiro

O secretário de Estado de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro, chefe da SETRANS é o brigadeiro Robson Ramos. Como consequência disso e também pelo fato do governador do estado ser um militar da reserva ainda com muita afinidade com antigos colegas, muitos outros cargos chave no controle dos transportes passaram a ser ocupados por militares das forças armadas.  

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO), alvo de denúncias e investigações por conta de fatos ocorridos em governos passados, é chefiado pelo Capitão de Mar e Guerra Kleber Ribeiro Afonso, oficial da Marinha. Ribeiro Afonso foi candidato pelo PSL a deputado federal nas últimas eleições, recebeu quase 20 mil votos, mas não foi eleito. O órgão tem outros oficiais em diversos cargos de assessoria, como o vice-presidente e chefe de gabinete, todos das Forças Armadas.

A Revista Sociedade Militar apurou que outro setor que contém vários militares das Forças Armadas é a CODERTE (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro), hoje comandada por  Alexey Daros, oficial superior – capitão de mar e guerra – que chefiou a Base de Hidrografia da Marinha no Rio de janeiro.

A área ferroviária também é chefiada por um militar. A RIOTRILHOS é comandada pelo brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho, que foi subchefe do DECEA e Autoridade olímpica no Rio de Janeiro. Seu vice também é militar, um coronel aviador. O diretor de administração e finanças também é militar da FAB, o diretor de Patrimônio e Controle idem.

A companhia DOCAS do RIO, órgão federal, é também agora comandada por um militar, o Almirante Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira assumiu em janeiro. A CDRJ é uma empresa pública, diretamente ligada ao Ministério da Infraestrutura, e exerce a função de Autoridade Portuária e gestão dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar