Forças Armadas

RJ – Segurança Pública. Deputados vão revisar estatuto da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro

Há muito que se fala sobre uma ampla revisão no estatuto da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Policiais consideram o documento – com quase 40 anos de idade – arcaico, inadequado para o contexto atual e incompleto para regular as atividades de uma polícia que atua em condições atípicas, um verdadeiro campo de guerra.

Uma frente parlamentar foi criada na Alerj com o objetivo de revisar o estatuto da Polícia Militar. O objetivo do grupo de deputados é atuar para buscar melhorias para a corporação. A Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foi instalada na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (20).

De acordo com o presidente do grupo, deputado Renato Zaca (PSL), a frente vai atuar em conjunto com a Comissão de Segurança Pública da Alerj para realizar audiências públicas e discutir as demandas da corporação. A primeira em pauta será a revisão do estatuto da PM.

“O tratamento que o policial recebe da corporação reflete nas ruas. Temos um regimento de 36 anos, que é arcaico e dá margem para muitas covardias. Precisamos combater arbitrariedades, rever exclusões, lutar pelas promoções e mudar essa escala de 24h por 48h, porque um agente cansado não consegue trabalhar”, defendeu Zaca, que foi policial por 22 anos.

Única mulher compondo a mesa de instalação da frente parlamentar, a sargento da PM Flávia Louzada fez coro com o presidente e afirmou que a frente será muito importante para buscar igualdade na corporação.

“Há muitas prisões indiscriminadas e é preciso fiscalizar o tratamento que os praças recebem. Diante de uma mesma falta, temos casos de major que recebem só advertência verbal, já soldados que ficam presos por 30 dias. A PM é mãe para uns e madrasta para outros”, criticou Flávia.

Assessor especial da Presidência da República, o ex-deputado Marcelo Delaroli ressaltou que a frente parlamentar tem o poder de melhorar a segurança pública no Estado.

“Temos aqui representantes de verdade, que sabem o que os policiais passam no dia a dia. Ao melhorar a vida do PM vamos, consequentemente, oferecer mais segurança à sociedade”, afirmou.

Também compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Militar os deputados: Marcelo do Seu Dino (PSL), Bruno Dauaire (PSC), Rosenverg Reis (MDB), Capitão Nelson (PSL), Rosane Félix (PSD) e Sub Tente Bernardo (PROS).

Revista Sociedade Militar / com dados da Assessoria de Imprensa de Renato Zaca e PMERJ

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar