Forças Armadas

Exército Brasileiro desencadeia operação para fiscalizar explosivos no Vale do Ribeira

Exército Brasileiro desencadeia operação para fiscalizar explosivos no Vale do Ribeira

Operação Hiperion II tem como objetivo impedir que materiais controlados pelo Exército sejam empregados de maneira irregular

O Comando Militar do Sudeste (CMSE), a 2ª Divisão de Exército (2ª DE) e a 2ª Região Militar (2ª RM) realizam, nesta terça-feira (18), a Operação Hiperion II no Vale do Ribeira e no Oeste Paulista, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC). O objetivo é intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos.

Agências de fiscalização de produtos controlados pelo Exército, tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve e da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), além de Órgãos de Segurança e Ordem Pública verificarão a documentação, as condições de segurança, o controle da produção e estoque, o armazenamento, a comercialização, o transporte e a utilização de explosivos, tudo de acordo com as normas em vigor.

O trabalho é um esforço conjunto, objetivando contribuir com a segurança da sociedade, preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, assim como a prevenção de ilícitos, principalmente com explosivos e demais produtos controlados.

A fiscalização de produtos controlados é realizada de forma rotineira pelo Exército Brasileiro, com respaldo no decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, e na portaria do Comandante do Exército nº 255, de 27 de fevereiro de 2019.

A primeira edição da Operação Hiperion ocorreu no dia 21 de março deste ano em todo o Estado de São Paulo.

COMANDO MILITAR DO SUDESTE
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar