Forças Armadas

Deputado Adriano Sarney (PV) propõe e General Hamilton Mourão deve ser condecorado por deputados do Maranhão

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA do Estado do Maranhão estuda proposta para conceder a Medalha de Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao Vice-Presidente Antônio Hamilton Martins Mourão.

Na proposta o deputado lembra das declarações de Mourão enquanto estava ainda na ativa durante o governo Dilma Rousseff.

—————-

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão decreta: Art. 1º – É concedida a Medalha de Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao Sr. Antônio Hamilton Martins Mourão, Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. 

Art. 2º – Esta Resolução Legislativa entrará em vigor na data de sua publicação. Em São Luís 24 de junho de 2019. – ADRIANO – Deputado Estadual – Partido Verde

————————————-

JUSTIFICATIVA – Antônio Hamilton Martins Mourão é um general da reserva do Exército Brasileiro e o atual vice-presidente do Brasil, desde 2019. Em 28 de fevereiro de 2018, após longa atuação na carreira militar — marcada por diversos comandos exercidos — passou para a reserva remunerada.

Em 5 de agosto, foi anunciado como candidato a vice-presidente da República, na chapa encabeçada pelo deputado Jair Bolsonaro, sendo eleito ao cargo, em 28 de outubro daquele ano.
De ascendência indígena, Hamilton Mourão é filho do general de divisão Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Martins Mourão (ambos amazonenses). Foi casado com Ana Elisabeth Rossell Mourão desde 1976, com quem teve dois filhos: Antônio e Renata. Viúvo em 2016, casou-se dois anos depois com Paula Mourão.

Ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) onde, em 12 de dezembro de 1975, foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia.

Em seguida obteve cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, também possui o curso de guerra na selva.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III – e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (Rio Grande do Sul), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira(Amazonas), e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre.

Segundo a Revista Sociedade Militar, o general Hamilton Mourão se inscreveu e se consagrou, sem necessidade de eleições (por aclamação), como novo presidente do Clube Militar. Filiou-se ao PRTB e ingressou na política, sendo candidato eleito à vice-presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro.

O militar ganhou notoriedade no ano de 2015 durante as crises políticas do mandato da presidente Dilma Rousseff, quando foi transferido do Comando Militar do Sul (CMS) para a Secretaria de Economia e Finanças, no Distrito Federal, transferência esta normal pelas normas do Exército após completar 02 (dois) anos de comando do Comando Militar do Sul.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar