Militares Leis e regulamentos

Opinião de 91.5% dos MILITARES vai contra posição de general – PORTA VOZ. Maioria quer que associações participem de estudos sobre salários e 75% acreditam que o PL-1645 será MODIFICADO.

“Impactante, inesperado, revelador”, algumas das palavras usadas-  Pesquisa sobre MILITARES, PL-1645/2019 e atuação política dos militares.

Veja abaixo o resumo dos resultados apurados pela Revista Sociedade Militar na pesquisa realizada entre os dias 27 e 29 de julho de 2019.

A margem de erro foi 2% com um índice de confiança de 95%. O número de respostas foi considerado excelente e aproximadamente 20% maior do que o necessário para alcançar a margem de erro de 2 pontos percentuais, proposta inicialmente.

Entre constatações importantes, citamos:

  • 91.5% dos entrevistados acreditam que as ASSOCIAÇÕES de MILITARES devem ser convidadas para participar das negociações sobre salários dos militares das Forças Armadas. A opinião vai na linha defendida por Jair Bolsonaro há alguns anos, quando ocupava a direção de uma associação de militares e tentava conquistar o reconhecimento para uma federação de associações, que teria voz dentro do ministério da DEFESA em questões relacionadas a salários e carreiras dos MILITARES (Ver artigo Bolsonaro e associações).
  • 75% acreditam que o PL1645/2019 será modificado no Congresso Nacional. Os entrevistados declararam que acreditam que os apoios conquistados junto a parlamentares e lideranças políticas como o deputado Professor Joziel e outros podem fazer com que o PL seja modificado.
  • 89% acreditam que MANIFESTAÇÃO de Militares no Congresso ou nas ruas de Brasília é um DIREITO. Militares tem comentado bastante nas redes sociais sobre a possibilidade de uma manifestação em Brasília assim que o PL1645 iniciar a tramitação. A ideia vai ganhando corpo na medida em que BOLSONARO não se manifesta sobre as questões colocadas pelos graduados, principalmente suboficiais da Marinha e FAB na reserva e sargentos dos quadros especiais.
  • 4% acreditam que manifestação de militares na reserva é indisciplina. Esse dado é importantíssimo e demonstra o percentual mínimo de militares que ainda não compreendeu aquilo que é prescrito pela legislação vigente, que permite aos militares da reserva se manifestar sobre qualquer assunto, independente de sua natureza, excetuando-se – é claro – assuntos de natureza estritamente militar ou confidencial.
  • 55% acreditam que o Pl1645/2019 foi confeccionado exclusivamente por MILITARES do Exército Brasileiro. Militares da FAB e MARINHA ainda acreditam que BRIGADEIROS e ALMIRANTES não participaram da confecção do PL1645. Portarias e normas do exército brasileiro recentemente modificadas indicariam que a força terrestre vem se preparando há pelo menos dois anos para as modificações que ocorrerão se o projeto de lei for aprovado.
  • 14% citaram em pesquisa não estimulada o deputado Hélio Lopes como militar exercendo péssimo mandato. A questão colocada foi: Em se tratando de político MILITAR exercendo mandato – com PÉSSIMA ATUAÇÃO – qual o primeiro nome que vem a sua mente? O político mais citado foi o deputado Helio Lopes.
  • Kelma Costa foi o nome mais citado – com 129 menções – na questão (não estimulada): “Quando você pensa em liderança ou diretor de associação de militares qual o primeiro nome que vem a sua mente?”. Outros nomes foram citados, entre eles: Cláudio Lino (Advogado – militar), Adão Farias (Advogado-militar), Ivone Luzardo, SO Ubirajara, ST Edson entre outros.
  • 15.8% dos entrevistados são oficiais
  • 59% dos entrevistados são militares da RESERVA / REFORMADOS

achei realmente impactante, pra mim foi inesperado pois eu acreditava que mais militares considerariam como indisciplina uma manifestação em Brasilia“… diz um leitor.

Participaram da pesquisa militares das Forças Armadas e pensionistas

ABAIXO MAIS ALGUNS DADOS INTERESSANTES

Pesquisa Nomes Citados by Editoria JC on Scribd

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar