Forças Armadas

Conheça a opinião dos militares – Respostas no questionário sobre Reestruturação e política relacionada a Militares das Forças Armadas

O questionário foi respondido por 1.900 pessoas. No último campo deixou-se um espaço para que os entrevistados, caso desejassem, expusesse seu pensamento sobre a questão colocada. Veja abaixo as respostas colocadas pelos entrevistados. (Obs: Nem todos os entrevistados optaram por inserir sua opinião nesse campo)

A margem de erro foi 2% com um índice de confiança de 95%. O número de respostas foi considerado excelente e aproximadamente 20% maior do que o necessário para alcançar a margem de erro de 2 pontos percentuais, proposta inicialmente.

Entre constatações importantes, citamos:

  • 91.5% dos entrevistados acreditam que as ASSOCIAÇÕES de MILITARES devem ser convidadas para participar das negociações sobre salários dos militares das Forças Armadas. A opinião vai na linha defendida por Jair Bolsonaro há alguns anos, quando ocupava a direção de uma associação de militares e tentava conquistar o reconhecimento para uma federação de associações, que teria voz dentro do ministério da DEFESA em questões relacionadas a salários e carreiras dos MILITARES (Ver artigo Bolsonaro e associações).
  • 75% acreditam que o PL1645/2019 será modificado no Congresso Nacional. Os entrevistados declararam que acreditam que os apoios conquistados junto a parlamentares e lideranças políticas como o deputado Professor Joziel e outros podem fazer com que o PL seja modificado.
  • 89% acreditam que MANIFESTAÇÃO de Militares no Congresso ou nas ruas de Brasília é um DIREITO. Militares tem comentado bastante nas redes sociais sobre a possibilidade de uma manifestação em Brasília assim que o PL1645 iniciar a tramitação. A ideia vai ganhando corpo na medida em que BOLSONARO não se manifesta sobre as questões colocadas pelos graduados, principalmente suboficiais da Marinha e FAB na reserva e sargentos dos quadros especiais.
  • 4% acreditam que manifestação de militares na reserva é indisciplina. Esse dado é importantíssimo e demonstra o percentual mínimo de militares que ainda não compreendeu aquilo que é prescrito pela legislação vigente, que permite aos militares da reserva se manifestar sobre qualquer assunto, independente de sua natureza, excetuando-se – é claro – assuntos de natureza estritamente militar ou confidencial.
  • 55% acreditam que o Pl1645/2019 foi confeccionado exclusivamente por MILITARES do Exército Brasileiro. Militares da FAB e MARINHA ainda acreditam que BRIGADEIROS e ALMIRANTES não participaram da confecção do PL1645. Portarias e normas do exército brasileiro recentemente modificadas indicariam que a força terrestre vem se preparando há pelo menos dois anos para as modificações que ocorrerão se o projeto de lei for aprovado.
  • 14% citaram em pesquisa não estimulada o deputado Hélio Lopes como militar exercendo péssimo mandato. A questão colocada foi: Em se tratando de político MILITAR exercendo mandato – com PÉSSIMA ATUAÇÃO – qual o primeiro nome que vem a sua mente? O político mais citado foi o deputado Helio Lopes.
  • Kelma Costa foi o nome mais citado – com 129 menções – na questão (não estimulada): “Quando você pensa em liderança ou diretor de associação de militares qual o primeiro nome que vem a sua mente?”. Outros nomes foram citados, entre eles: Cláudio Lino (Advogado – militar), Adão Farias (Advogado-militar), Ivone Luzardo, SO Ubirajara, ST Edson entre outros.
  • 15.8% dos entrevistados são oficiais
  • 59% dos entrevistados são militares da RESERVA / REFORMADOS
Algumas respostas à questão colocada: A apresentação do Projeto de Lei 1645/2019, chamado de reestruturação das  carreiras, mudou de alguma forma a sua visão sobre o Ministério da Defesa, sobre o Presidente da República ou sobre políticos-militares? Se desejar falar sobre isso deixe sua resposta no campo abaixo. Ela será lida e considerada.

Respostas Questionário Sociedade Militar by Editoria JC on Scribd

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar