Geopolítica

Ataque de DRONES na Arábia Saudita pode aumentar preço da gasolina no Brasil

Ataque de DRONES na Arábia Saudita pode aumentar preço da gasolina no Brasil

Há alguns meses que a Revista Sociedade Militar vem alertando sobre o crescimento em número e tecnologia dos equipamentos usados pelos rebeldes iemenitas. Nesse sábado a refinaria de petróleo de Abqaiq foi atacada por drones e a destruição foi significativa.

O governo dos Estados Unidos diz que o ataque foi realizado por iranianos ou iraquianos, que negam a autoria. Especialistas dizem que pode ter se originado no Iêmen, onde a Arábia Saudita está lutando contra rebeldes houthis apoiados pelo Irã. Os EUA divulgaram imagens de satélite mostrando a extensão da destruição na refinaria, onde são processados nada menos que  5,7 milhões de barris de petróleo por dia. 

O petróleo subiu quase 20% quando os mercados na Ásia abriram antes de se estabilizar em um aumento de cerca de 10%, enquanto as negociações continuam. No Brasil as bolsas ainda não abriram.

O ataque interrompeu a produção e com isso também mais da metade das exportações de petróleo da Arábia Saudita.  Segundo dados da Agência Internacional de Energia, com sede em Paris, o ataque fez a exportação chegar a índices só vistos na época da Revolução Islâmica do Irã de 1979.

O petróleo bruto no oeste do Texas subiu cerca de 9%. A gasolina e o óleo de aquecimento dos EUA subiram mais de 8% e 7%, respectivamente.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar