Forças Armadas

Denúncias E-mails, cartas e whatsapps recebidos – 5 DE SETEMBRO DE 2019


Denúncias E-mails, cartas e whatsapps recebidos

Rafael – Exército – Militar da Ativa (Rio de Janeiro)

Há muito tempo a carreira dos praças vem necessitando de uma reforma, as forças vem tendo valorizar seus quadros das mais diversas formas possíveis, pois sabem da importância dos praças no gerenciamento, na tomada de decisão e na execução.

Muitas propostas foram criadas, mas a que iria realmente valoriza-los nunca ia para frente devido a necessidade de concordância das outras forças.

Hoje mais do que nunca precisamos levar essa proposta a frente, pois com mais 5 anos de tempo de serviço tendo que ser diluído entre as graduações tornará essa carreira ainda mais dolorosa, pois 8 anos para uma promoção já é muito ruim e desmotivante e como sabemos isso pode piorar ainda mais.

Nós praças somos bombardeados com as mais diversas e covardes decisões, nosso plano de carreira é alterada de qualquer forma como se não fosse trazer nenhum prejuízo, para se ter uma idéia, os oficiais da Aeronáutica já estão divulgando palestras onde mudam o tempo de promoção dos sargentos, que hoje são de 7 em 7 anos para 9 em 9 anos. Essa atitude certamente será seguida pelas outras forças. A justificativa é a de que estaria diluindo as 5 anos entre as graduações. Os oficiais tem suas promoções bem amarradas onde o Aspirante leva 6 meses para ir a 2° Tenente, que leva 1 ano e 2 meses para ir a 1° Tenente, que leva 3 anos e 10 meses para ir a Capitão, que leva 7 anos e 2 meses para ir a Major, que leva 4 anos e 10 meses para ir a Tenente Coronel, que leva 2 anos e 10 meses para ir a Coronel. Não é difícil notar que o oficial vai de aspirante a capitão em apenas 5 anos e 6 meses, e o praça da marinha leva 9 anos para ir de cabo a 3 Sgt, o da aeronáutica leva 7 anos de 3 Sgt para 2 Sgt (já querem mudar para 9) e no Exército levam 8 anos de 3 Sgt para 2 Sgt. Os oficiais passam por 4 graduação enquanto o praça fica estagnado em uma.

Diante desta breve ilustração, colocarei aqui sugestões que irão realmente valorizar os praças.

Com o aumento do tempo de serviço é necessário o aumento do número de graduações para os praças, assim conseguiríamos diluir melhor as promoções com o novo tempo de serviço e amarrar o tempo de promoção entre as graduações.

O novo modelo seria:

3° Sargento mantendo o soldo;

2° Sargento mantendo o soldo;

1° Sargento mantendo o soldo;

3° Sub Tenente com soldo de Sub Ten;

2° Sub Tenente com soldo de 2° Tenente;

1° Sub Tenente com soldo de 1° Tenente; e

Sub Mor com soldo de Cap.

Os interstício poderia ser:

De 3° Sgt para 2° Sgt: 7

De 2° Sgt para 1° Sgt: 7

De 1° Sgt para 3° ST: 6

De 3° ST para 2° ST: 5

De 2° ST para 1° ST: 4

De 1° ST PARA ST MOR: 3

OU

De 3° Sgt para 2° Sgt: 8

De 2° Sgt para 1° Sgt: 7

De 1° Sgt para 3° ST: 6

De 3° ST para 2° ST: 5

De 2° ST para 1° ST: 4

De 1° ST PARA ST MOR: 3

E assim fecharia os 35 anos de serviço com a mesma quantidade de promoções dos oficiais e teríamos a valorização remuneratória que merecemos.

Outra situação, que seria interessante dar a devida justiça, seria em relação aos nossos valorosos Sargentos do Quadro Especial que no passado carregaram de forma ardua as mais diversas funções sem a possibilidade de uma progressão, suas promoções vieram com muita luta. Temos que levar em consideração que a força não deu a oportunidade de avanço em estudos para melhoria das suas habilitações, muitos foram para a reserva de injusta e sem o devido reconhecimento.

Suas famílias sofriam pois, muitos tinham que complementar renda para não passarem necessidades, com isso tinham menos tempo presente. Muitas famílias foram desfeitas devido a este problema, muitos deram a vida pela nação, fazendo a engrenagem rodar, e não foram devidamente reconhecidos.

Hoje temos a oportunidade de dar a devida justiça a esses valorosos miltares, corrigindo os erros do passado, tanto para o pessoal da ativa quanto para o pessoal da reserva, com as seguintes sugestões:

 Sugestão 1:

Na tabela de Adicional de Habilitação colocaria mais três condições de tipos de curso, tanto para o pessoal da ativa quanto o pessoal da reserva:

Mais de 8 anos com Aperfeiçoamento subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II;

Mais de 15 anos com Especialização subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II; e

Mais de 25 anos com Formação subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II.

Sugestão 2:

Incluir o adicional de disponibilidade para o pessoal que está na inatividade na porcentagem de 30%, bem como os militares do quadro especial.

Sugestão 3:

Para corrigir a falta de perspectiva de progração na carreira, os militares do Quadro Especial das respectivas forças deveriam ser promovidos a Graduação de 3º Sub Ten, no ato de ir para a reserva remunerada, bem como o acerto dos que já se encontram na reserva.

Sugestão 4:

Na aprovação desta lei, os graduados seriam realocados para as suas faixas de promoção conforme o tempo aqui aprovado. Para ilustração um Sub Ten com 27 anos de serviço seria teria sua graduação corrigida para 2º Sub Ten.

Peço aos senhor que olhe com carinho nosso problema, pois se essa proposta não for resolvida pelos senhores, não será resolvido nunca mais e ficaremos na escravidão.

Certamente aceitaremos qualquer coisa que vir, não vamos nos rebelar, mas seremos injustiçados para sempre.

Nosso futuro está nas mãos dos senhores.

*O autor é militar na ATIVA – Conteúdo recebido pela Revista Sociedade Militar pelo whatsapp 21 98106-2723

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar