Forças Armadas

Exército americano preocupado com golpes de “namoro online” que acabam afetando a reputação dos militares

Exército americano preocupado com golpes de “namoro online” que acabam afetando a reputação dos próprios militares

Alguém finge ser um marinheiro, soldado, piloto ou fuzileiro naval que anda em busca de sua cara metade, o golpista geralmente ataca por meio do Facebook, Instagram ou sites de relacionamento. As vítimas preferidas são mulheres e até homens de um país de língua diferente do inglês, o que acaba dificultando a verificação da autenticidade do suposto militar.

A Revista Sociedade Militar recebe pelo menos uma vez por semana algum pedido de informação sobre supostos militares que estariam operando no Oriente Médio e pedem dinheiro para mulheres brasileiras. Já recebemos informação de que também houve tentativa de golpe contra homens.

Algumas vítimas têm perdido quantias significativas de dinheiro e acabam acreditando que foram enganadas por militares norte americanos, o que fere a reputação dos membros das Forças Armadas e acabou fazendo com que sites oficiais publicassem advertências quanto aos golpes. O adjetivo em inglês usado para definir esse tipo de golpista é SCAMMER.

Recomendações

Sites oficiais das forças armadas dos estados unidos recomendam as seguintes precauções contra esse tipo de golpe.

Primeiro, evite fornecer suas informações e fotos pessoais a alguém que você não conhece. A pessoa pode ser de qualquer parte do mundo e usar suas informações e imagens pessoais para personificá-lo ou até chantageá-lo. Faça o seu melhor para pesquisar todos os detalhes e verificar o que puder.

Lembre-se de que obter fotos na Internet pode ser um procedimento extremamente simples, o que aumenta a facilidade de uma pessoa má intencionada se passar por outra.

Se você receber uma fotografia pelas redes sociais pode facilmente verificar se já foi usada por algum golpista ou até com alguma sorte encontrar o perfil verdadeiro. Veja abaixo como proceder.

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem. 2 – Clique procurar imagem no Google (veja abaixo).

Desconfie de pedidos de dinheiro ou taxas de férias

Os militares no exterior são bem atendidos e não precisam de ajuda financeira de pessoas que não conhecem. Se um militar He pedir dinheiro desconfie disso, não há taxas de comunicação, taxas para processamento de casamentos e taxas de férias. Se houver algum pedido desse tipo deve ser encarado como um grande sinal de que pode ser um golpe.

A maioria dos homens e mulheres que servem às forças armadas no exterior possui um endereço de correspondência militar.  Esse sistema permite que de todo o mundo pessoas enviem encomendas ou cartas para militares dos EUA a preços de correio local. Abaixo alguns exemplos de endereços de militares norte-americanos.

Amostra de um endereço APO: (Exército ou Força Aérea). APO é uma sigla de Army  ou Air Force Post Office para bases militares fora dos Estados Unidos da América.

GEN John Augusto Smith
PSC 4321, Caixa 54321
APO AE 09345-4321

Se um militar estiver realmente no Afeganistão, ele terá um endereço de correspondência militar. Suspeite muito se o seu namorado ou namorada online lhe disser que está em um local ultra-secreto e que não pode receber correspondência pelos meios convencionais. Geralmente as pessoas não passam muito tempo em locais secretos e mesmo que passassem as cartas e encomendas enviadas para seu endereço seriam entregues no local.

VEJA: Mulheres enganadas por SCAMMERS, veja a FOTOGRAFIA DE ALGUNS DELES

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar