Geopolítica

Cuba trai posição tradicional de aliados “progressistas” e se rende aos TRANSGÊNICOS

O governo cubano decidiu se render e, indo contra um tradicional posicionamento de aliados de movimentos progressistas/de esquerda de todo o planeta, vai abrir oficialmente a oportunidade para que os produtos transgênicos sejam cultivados no país. As autoridades da ilha já se debruçam sigilosamente sobre técnicas para obter sementes geneticamente modificadas desde 2008 e agora oficialmente usarão essa alternativa com milho e soja. A modificação da cana de açúcar, um dos principais produtos cubanos, também está nos planos do governo.
.
“Cuba procura usar essa tecnologia para fins de desenvolvimento sustentável e não com práticas que em outros contextos tiveram impacto ambiental”, declarou o vice-ministro de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Armando Rodriguez.

O Decreto-Lei nº 4 de 2020  foi assinado pela Comissão Nacional para o Uso de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na agricultura cubana e já foi publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira. A norma regula a “inclusão controlada” e a realização de pesquisas, desenvolvimento, produção de produtos transgênicos.

As autoridades cubanas tentaram deixar claro que a entrada em vigor do Decreto não resultará em “uma explosão no uso de OGM”, indicam jornais da ilha. A Revista Sociedade Militar conseguiu uma cópia do decreto publicado no diário oficial cubano. Veja abaixo


Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar