Forças Armadas

Exército – Pontes permanentes são entregues

6º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE ENTREGA PONTES SEMIPERMANENTES AO CAMPO DE INSTRUÇÃO DE SANTA MARIA (RS)

Em 30 de julho, as 3 pontes semipermanentes e um vau construídos pelo 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) – “Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho” foram entregues ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Essas obras foram construídas sobre o Rio Taquarichim e serão utilizadas pelas viaturas do próprio CISM e por blindados da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e 3ª Divisão de Exército (3ª DE), ambas com sede em Santa Maria (RS). Elas permitiram a reativação da “estrada do mosquito” que, por muito tempo, estava intransitável, bem como o recolhimento da ponte Bailley, lançada na estrada principal do CISM.

Participaram da entrega o Coronel Kleber Torres Camerino, Chefe do Estado-Maior da 3ª DE, o Coronel José Braulio de Sousa Terceiro, Comandante do 6º BE Cmb, o Tenente-Coronel Jeferson Menezes da Silva, Comandante do CISM, e o Tenente-Coronel Marriton Santos Dias, do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul).

O projeto das pontes semipermanentes no CISM

Em 2018, o 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), Grande Comando de Engenharia subordinado ao Comando Militar do Sul (CMS), decidiu empregar o 6º BE Cmb na construção de 3 pontes semipermanentes sobre o Rio Taquarichim, no CISM, a fim de melhorar a trafegabilidade de viaturas e blindados dentro daquele campo de instrução.

Para isso, em uma primeira fase teórica, reuniu militares das Organizações Militares Diretamente Subordinadas e das Organizações Militares de Engenharia Vinculadas ao CMS para instruções sobre a engenharia civil de construção de pontes semipermanentes. Esses conhecimentos foram de extrema importância para iniciar os planejamentos e a execução do projeto. A capacidade das pontes é de 50 toneladas. Assim, ela possibilitará a passagem de blindados como o Leopard, o M113 e o Guarani, entre outros, bem como proporcionará flexibilidade e apoio aos arrendatários do CISM.

Mais uma demonstração de profissionalismo, dedicação, abnegação e entusiasmo profissional dos militares da “Caserna de Bravos”, como é mais conhecido o antigo aquartelamento do 6º BE Cmb, que muito bem cumpriram sua missão. Essa foi uma importante oportunidade de adestramento profissional, além de apoiar outras Organizações Militares do CMS e colaborar com a imagem do batalhão, da Engenharia Militar e do Exército Brasileiro.

Fonte: 6º BE Cmb
Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Robson Augusto