fbpx
Artigos sobre Militares Forças armadas etc

Curiosidades – Suboficial que pilotava caça e foi abatido na Itália durante a segunda guerra somente foi sepultado em 2019

Compartilhe


John Henry Coates, suboficial inglês, foi declarado desaparecido em ação em 1945, após uma missão de bombardeio contra barcaças em um canal perto de Veneza. Somente em 2017 seus restos mortais foram encontrados por uma organização italiana especializada na recuperação de aviões da 2ª Guerra Mundial e o militar foi sepultado em 27 de março de 2019, cerca de 70 anos após a sua morte.

O local da queda, que já se acreditava ser de fato do Spitfire PT 410, foi escavado e restos humanos encontrados. Entre os artefatos recuperados estavam as asas de um piloto da Força Aérea Real e uma insígnia de patente de suboficial. Informações coletadas chegaram a conclusão de que se tratava  do único piloto com a patente de suboficial desaparecido sobre terra. As partes de seu Spitfire onde se identificava o número PT 410 forneceram evidências adicionais que identificaram John Henry Coates.Só em novembro de 2019 o DNA comparado com o perfil de um membro da família de Harry forneceu uma conclusão definitiva e após isso o jovem piloto recebeu um funeral com todas as honras militares no Cemitério de Guerra de Pádua, nas proximidades de onde seu Spitfire caiu.

Segundo a RAF: “No início da manhã de 5 de março de 1945 ele fez parte de uma missão visando 20 barcaças no canal ao norte de Cavarzere. Caso fosse bem-sucedido, esse ataque ajudaria a destruir a cadeia de suprimentos do inimigo. Registros históricos nos dizem que sua aeronave foi atingida por um flak e explodiu, causando sua desintegração em uma grande área. O motor e a fuselagem pousaram em solo macio perto do rio Adige e a cratera profunda que ele criou se encheu de água, tornando a recuperação impossível. O Romagna Air Finders escavou o local do acidente em outubro de 2017.

No sepultamento e reverendo militar disse: “Todos nós escolhidos para representar a RAF temos um papel importante a desempenhar nesta importante ocasião. Tenho a honra de poder mostrar, através das palavras do funeral e das nossas ações, que cada membro da RAF é lembrado e valorizado como filho de Deus ”.
Veja a gravação de alguns momentos do resgate da aeronave.


Uma sobrinha do suboficial disse: “Shelagh Coates (em nome da família Coates) disse: “Somos muito gratos a Romagna Air Finders por encontrar o avião desaparecido de nosso tio – John Henry Coates, também conhecido pela família como tio Harry, e os restos mortais de seu corpo depois que ele desapareceu em março de 1945. É uma grande honra para para finalmente colocá-lo para descansar no Cemitério de Guerra de Pádua hoje. Infelizmente, a descoberta foi tarde demais para seu irmão mais novo, meu pai, Frank, que morreu em 2015 e sua irmã Betty, que morreu em 2016.

Revista Sociedade Militar

Dados de https://www.raf.mod.uk/news/articles/world-war-two-raf-pilot-given-military-burial/ e https://www.bbc.com/news/uk-england-york-north-yorkshire-47735783 – Imagens Royal Air Force

Compartilhe
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top