fbpx
Forças Armadas

MUNDO – União de associações de MILITARES européias denuncia perseguição contra militares candidatos em Montenegro

Compartilhe

Militares / mundo.
A EUROMIL – Que centraliza as associações de militares na EUROPA, denuncia perseguição contra militares em MONTENEGRO. A associação informa que militares tem sido privados de seus direitos de professar certas religiões e posicionamentos políticos, a organização diz ainda que o Ministro da Defesa no país – Predrag Bošković – é filiado ao Partido Socialista Democrático e foi excomungado pela igreja católica, o que para a entidade é o que embasa uma verdadeira caçada contra aqueles militares que discordam de alguma forma do governo em exercício.

Jornais locais denunciam que membros de associações de militares foram presos por apoiar a igreja Católica Ortodoxica Sérvia e participar de protestos contra uma lei que confisca históricos locais de culto.

Servir nas forças armadas de Montenegro não é mais julgado por qualidades profissionais, mas por crenças nacionalistas, religiosas e políticas…“, diz a associação.

Dia a EUROMIL que as forças armadas, pouco antes das eleições parlamentares a serem realizadas em 30 de agosto de 2020 em Montenegro, movimentou um grande número de membros das forças armadas que não apoiam o partido no poder (do qual o Ministro da Defesa é membro), Os militares foram enviados para trabalhar longe de seus locais de residência nos últimos dias, em outras cidades, o que os impede de exercer seu direito de voto.

Dispersos em sem uma entidade que os proteja contra abusos de autoridade, segundo a associação, os militares do país apelam para divulgar a coisa à comunidade internacional.  

Diz a EUROMIL: “Não há dúvida de que as crenças nacionalistas, religiosas ou político-partidárias não podem ser elementos de recrutamento ou promoção nas forças armadas. O respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais são princípios básicos que devem garantir que as forças armadas modernas como tais sejam parte da comunidade. Somente neste contexto é possível ter militares bem motivados e treinados para servir e proteger a sociedade.

Revista Sociedade Militar – Recebido de EUROMIL

Compartilhe
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top