Defesa e Geopolítica

“A islamização do islã” – Radicais querem assumir o controle de todos os campos da vida social, conclui relatório do SENADO FRANCÊS

“a islamização do Islã, é uma verdadeira ofensiva ideológica que levou, sob a influência da geopolítica internacional, a uma tomada desta religião pelas correntes mais militantes portadores de uma visão radical.”

Um relatório que publicado em julho por uma comissão de inquérito do Senado francês, a câmara alta do Parlamento francês, mas pouquíssimo divulgado pela imprensa mundial, concluiu que a “radicalização islâmica” de fato é uma “realidade” na França de hoje. A comissão que elaborou o texto, formada por trinta senadores, entrevistou vários pesquisadores, políticos e outros especialistas no assunto. Foram 58 horas de reuniões, ouvindo 67 pessoas, homens e mulheres de associações, jornalistas, pesquisadores, atores líderes institucionais e políticos, incluindo o Ministro do Interior, o Ministro da Educação Nacional e Juventude, Ministro do Esporte e o Secretário de Estado do Ministro da Educação Nacional e juventude.

A comissão chegou a conclusão de que algumas situações são preocupantes, como  a “disseminação de comportamentos que … afetam diretamente a liberdade de consciência, a igualdade entre homens e mulheres e os direitos das pessoas homossexuais”.

O relatório deixa claro que há um “separatismo islâmico” em desenvolvimento e que isso deve ser enfrentado com urgência.  Ficou também explícito que o islã não é uma “religião pobre”.

A construção de edifícios religiosos é um vetor por si só da afirmação do Islã na sociedade francesa. Capaz de levantar o capital necessário para essas construções, o Islã é contrário à crença popular, é uma religião “rica”, com “atividades comerciais lucrativas…

Trecho do relatório diz que o islã como ideologia precisa ser enfrentado: “Michel Aubouin afirmou assim: “…  vou responder-lhe sinceramente: há um forma de miopia e uma grande ignorância do Islã político. “Este veredicto, como observado por Bernard Rougier, professor de civilização árabe contemporâneo na Sorbonne Nouvelle e diretor do livro Os territórios conquistados pelo islamismo também afetam os responsáveis políticos nacionais e locais, mas também acadêmicos. A Comissão de Inquérito destaca a importância da terminologia. A radicalização islâmica é impulsionada em particular por um projeto político, “Islamismo”, apoiado por estados, grupos ou indivíduos.

A comissão foi ousada em deixar bem claro que há todo um conjunto bem sistematizado de ações que – com base na doutrinação – tem como objetivo assumir o controle de todos os campos da vida social.

A comissão de inquérito rejeita qualquer simplicidade e insiste no distinção entre o Islã como religião e o islamismo como essa ideologia. Como uma das pessoas entrevistadas na câmera observou: “A radicalização terrorista é apenas um modo de ação de um fenômeno que é muito maior, que é uma ideologia muito poderosa: o islamismo ”. Este “Islã político” reflete uma vontade hegemônica baseada em a tomada de controle de todos os campos da vida social graças a um “soft poder religioso “baseado na doutrinação… a “islamização do Islã” é uma verdadeira ofensiva ideológica que levou, sob a influência da geopolítica internacional, a uma tomada desta religião pelas correntes mais militantes portadores de uma visão radical.

Revista Sociedade Militar

Veja o relatório completo aqui

Crédito imagem: @Konevi

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Robson Augusto