Forças Armadas

Sem investimento – A campanha dos militares das Forças Armadas na cidade do Rio de Janeiro

Candidatos militares, quanto gastaram para concorrer nas eleições da cidade do RIO DE JANEIRO em 2020

Política, eleições e militares  – Texto 02/ eleições 2020

Vejam os dados apresentados abaixo sobre a participação de oficiais e praças das Forças Armadas na campanha para vereador em 2020 na cidade do Rio de Janeiro. A coleta das informações foi realizada no TSE, dados sobre gastos em campanha.

Em seguida apresentaremos uma análise superficial sobre a situação com o objetivo de despretensiosamente embasar o início de planejamento e ações futuras dessa categoria.

Os 5 últimos colocados eleitos nas eleições municipais da Cidade do Rio de Janeiro gastaram em média 15.5 reais por voto obtido.

Os cinco candidatos militares melhor votados (que prestaram contas) na cidade do Rio de Janeiro gastaram em média apenas R$ 6.4 por voto obtido, cerca 9 reais a menos, por voto, do que gastaram os candidatos eleitos acima listados.

O vereador-militar ELEITO em Belford Roxo – RJ, Tuninho Medeiros, tinha a disposição R$92.000,00 e recebeu 2.937 votos, o que equivale a um gasto de R$ 31.3 reais por voto.

Quanto mais dinheiro arrecadado, maior será a disponibilização de material de campanha para distribuir, maior será o investimento e alcance nas redes sociais e mais pessoas poderão ser admitidas para ajudar na campanha. Isso implica na possibilidade de fazer com que o eleitor em potencial tome conhecimento das suas propostas.

Sem aqui contestar a participação ou avaliar a motivação das candidaturas, a conclusão a que se chega é de que os candidatos militares da cidade do Rio de Janeiro concorreram nas eleições em condições financeiras extremamente limitadas e – portanto – a chance de vencer desde o início já era pequena na medida em que é necessária a aplicação de um volume mínimo razoável para que divulgação de propostas de campanha seja eficaz e assim – como já colocado – efetivamente chegue-se até o público minimamente necessário para o sucesso.

A não ser que houvesse uma pauta quente que coincidisse com a proposta de algum candidato, a ocorrência de algum fator externo como heroísmo ou apoio de um líder carismático, as chances desses candidatos serem eleitos era mínima desde o início do pleito.

Robson Augusto / Militar R1, sociólogo, jornalista. Revista Sociedade Militar

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Sociedade Militar