Terrorismo, inteligência, contrainteligência

Equipamento “espião” usado pela Polícia Federal e agências como a CIA pode ser comprado por brasileiros pelo Ebay

Por menos que se fale sobre esse assunto, uma verificada rápida em sites de venda online mostra que, assim como os sistemas de segurança residencial e proteção patrimonial, o comércio de equipamentos de investigação como escutas ambientais, minigravadores, detectores de escuta, microfone parabólico, gravador espião, rastreadores, micro câmeras etc., está em alta no Brasil. Histórias de grande repercussão como o caso das quatro maletas antigrampo do senado são importantes e demonstram que há – entre detentores de cargos de expressão e até entre gente considerada comum – uma extrema preocupação sobre a possibilidade de estarem sendo monitorados.

A coisa chama a atenção também porque há no comércio equipamentos capazes de vasculhar aparelhos telefônicos, burlar aplicativos de mensagem e até vasculhar a nuvem, onde todo mundo hoje guarda seus dados. Nessa linha, um caso que ficou famoso foi a aquisição das chamadas maletas espiãs pela ABIN, revelado pelo então Ministro Nelson Jobim.

Hoje em dia quem visita certas repartições governamentais, como o Palácio do planalto e palácios de governo de alguns estados, para conversar com certas personalidades ou participar de reuniões é obrigado a deixar o telefone celular em uma gaveta, quem pode garantir que enquanto você está em uma reunião alguém não está vasculhando seus documentos e fotografias guardados no aparelho?

A gama enorme de equipamentos

Obviamente, no mundo da inteligência, espionagem, investigação e detetives particulares a quantidade de equipamentos de coleta, recuperação e análise de dados a disposição é imensa.

Ao contrário do que se imagina, grande parte dos equipamentos usados pela grandes agências, como CIA, FBI e Polícia Federal Brasileira, podem ser adquiridos no comércio. Sabe-se – por exemplo – que a Polícia Federal possui os famosos UFED, equipamentos sofisticadíssimos, produzidos pela empresa israelense Cellebrite, mas que podem ser facilmente adquiridos pela internet.

Há cerca de um mês a Polícia Federal abriu um processo de licitação para aquisição de nada menos que 106 equipamentos produzidos pela Cellebrite. (PREGÃO ELETRÔNICO Nº 19/2020 – UASG 200366).

A Revista Sociedade Militar preparou uma lista de artigos com preços médios e características de alguns equipamentos utilizados em inteligência e espionagem, dos mais simples aos mais sofisticados. 


1 –Universal Forensic Extraction Device (Dispositivo Forense Universal de Extração), conhecido como UFED.

O UFED é vendido pela empresa Cellebrite por cerca de 6 mil dólares. Para adquiri-lo de forma oficial é necessário se cadastrar no site da empresa, uma das primeiras questões colocadas para o atendimento é a verificação da atividade, é preciso ser militar, policial ou atuar em inteligência corporativa.

Se você estiver interessado na extração de dados digitais a empresa vai te oferecer algumas opções, começando pelo UFED. Todavia, há equipamentos para rastrear a nuvem, para facilitar rastreamento e seleção de fotografias e dados específicos etc.

O equipamento é definido pela empresa da seguinte forma:

“capaz de burlar os bloqueios mais difíceis para extrair provas com mais velocidade e precisão. O UFED Ultimate permite acessar a mais ampla variedade de dispositivos móveis, aplicativos e plataformas de rede social de domínio público para produzir insights significativos rapidamente.”

O UFED tem capacidade de acessar dados de dispositivos digitais com bloqueios de criptografia, conteúdo excluído de hds etc. O equipamento tem suporte para vasculhar mais de 31 mil perfis de dispositivos e tem ampla cobertura de dispositivos dos principais fornecedores de Android e da Apple. A Cellebrite, segundo a própria empresa, poderia ter fornecido seu equipamento para o FBI, e assim feito a agência economizar cerca de 900 mil dólares que pagou para uma empresa criar um software para vasculhar um iphone de propriedade de um terrorista.

O UFED tem como uma de suas principais características a fácil operacionalidade, com isso pode ser operado pelo pessoal que normalmente está no front, não requer um alto nível de sofisticação técnica justamente para que possa fornecer respostas rápidas as demandas forenses.

Apesar de possuir um alto custo de aquisição quando novo, o mercado hoje está abarrotado de UFEDs usados a venda. Os equipamentos podem ser adquiridos por valores menores que 1 mil reais no ebay, com entrega na casa do seu amigo lá nos estados Unidos ou talvez até no Brasil, já que a empresa hoje envia produtos pra cá.

A Amazon vende um manual com instruções sobre a exatidão dos dados coletados pelo UFED, o link para aquisição é esse Test Results for Mobile Device Data Acquisition Tool: CelleBrite UFED Logical Analyzer 1.1.8.6 

Nessa primeira semana de janeiro de 2021 usuários de todo o planeta podem oferecer seus lances ou comprar direto um UFED usado da Cellebrite, o equipamento é oferecido no Ebay por leilão com lance inicial de R$ 228,00 mas quem quiser comprar hoje ainda é só pagar os 512 reais.

Na próxima semana mais um ARTIGO sobre equipamentos de “espionagem”

Revista Sociedade Militar

VEJA A SEÇÃO INTELIGÊNCIA / TERRORISMO / ESPIONAGEM

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar