Forças Armadas

Proposta para mudar lei 13.954 (reestruturação dos militares) pode alcançar quem já estava na reserva na data da sanção

O deputado federal Sargento Gurgel, que é policial militar na reserva remunerada, articula com outros deputados a discussão com o governo para a apresentação e viabilidade de um projeto que reverta a redução salarial causada pela lei 13.954/2019 nos militares da polícia militar e corpo de bombeiros de todo o país.

Na própria lei 13.954 há um parágrafo que proíbe modificações nos percentuais antes de 2025, mas o STF já concedeu para alguns militares estaduais a redução nos descontos nos mesmos moldes propostos pelo Deputado Sargento Gurgel.

Veja: STF enxerga INSCONSTITUCIONALIDADE na REESTRUTURAÇÃO DOS MILITARES

Militares das Forças Armadas residentes no Rio de Janeiro que lutam por mudanças na lei 13.954, principalmente no que diz respeito ao desconto imposto às pensionistas e categorias da base das forças, por meio de redes sociais informam que tentarão se encontrar com o parlamentar nos próximos dias com o intuito de tentar incluir na redação da sua proposta a redução de descontos também para as pensionistas e militares das Forças Armadas que foram para a reserva antes da sanção da norma, ocorrida em dezembro de 2019.

Gurgel diz que a lei trouxe uma redução salarial para os militares e pensionistas

Estamos vendo famílias sofrerem com a redução salarial por causa dos descontos da reforma da Previdência, agentes reformados com dificuldades de manter tratamentos médicos. Então é mais do que justo alterar a legislação de forma que a contribuição para pensão militar e inatividade dos militares estaduais incida somente no valor que exceder ao teto do Regime Geral de Previdência

O deputado quer ainda que as novas regras não incidam sobre quem já estava na reserva remunerada na data da sanção da lei.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar