Notícias e Atualidades

Polêmica em torno do Porta Aviões São Paulo cresce na Turquia. “600 toneladas de amianto poluem todo o país…”

“Um navio contendo 600 toneladas de amianto polui não só Aliağa, mas todo o país!”

O site haberoguvem publicou nota informando que parlamentares turcos já cobram do ministro do meio ambiente do país providências para que o porta aviões São Paulo não seja desmontado na Turquia. Há alguns dias publicamos ARTIGO sobre instituições ligadas a defesa do meio ambiente que tem contestado a segurança do desmonte do gigantesco casco do antigo aviões São Paulo

O deputado Kani Beko da CHP Izmir questionou o Ministro do Meio Ambiente e Urbanização, Murat Kurum, sobre o casco de um navio da Marinha brasileira em Aliağa, supostamente contendo 600 toneladas de amianto, foi comprado para ser desmontado por uma empresa de desmontagem de navios.

Ressaltando que o desmantelamento do navio denominado ‘NAe São Paulo’, em que se destaca que contém substâncias que podem causar danos irreparáveis ​​às pessoas, à natureza e a todos os seres vivos, tem aumentado as preocupações em todo o país, principalmente os que vivem na região, Beko disse: Há muitos anos se sabe que o uso de amianto causa câncer. A pesquisa nesta área revelou o aspecto poluente extraordinário do amianto.

No Brasil a Revista Sociedade Militar ainda aguarda resposta da Marinha sobre a retirada do casco pela empresa arrematante e seu transporte para a Turquia. Foi realizado um questionamento sobre a apresentação de diversos documentos sobre segurança e poluição, exigidos para retirada do material, como: Inventário de Materiais Perigosos, Plano de Reciclagem do Casco, Certificação do local onde será realizada a reciclagem e Certidão sobre o cumprimento de normas internacionais sobre reciclagem de navios.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar