Colaboradores - artigos, estudos, reportagens

Prisão disciplinar – OPINIÕES DE LEITORES DA REVISTA SOCIEDADE MILITAR

 

OPINIÕES DE LEITORES DA REVISTA SOCIEDADE MILITAR

PRISÃO DISCIPLINAR para MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

Ainda em 2013 um militar das Forças Armadas na ativa protestou contra os salários baixos, ele desceu de rapel da ponte Rio x Niterói com uma faixa de protesto criticando Dilma Rousseff.

Algumas semanas depois escalou um monumento no Rio de Janeiro também com uma faixa, que na época falava sobre os 16 centavos que os militares recebem de salário família por cada dependente e por último fez uma travessia da Baía da Guanabara algemado, também protestando contra os baixos salários dos militares. … … … 

VEJA O ARTIGO COMPLETO AQUI

Caso deseje, deixe sua opinião sobre esse tema.
a nossa instituição não pode e não deve se contaminar com a injustiça comparada ao nível civil e vergonhoso como vem acontecendo, onde a mídia também acoberta tais fatos
A prisão é somente para praças, tinha que ser para todos, tanto para oficiais e praças
A prisão pode muito bem ser convertida em outro tipo de punição.
A privação de liberdade deve ser o ultimo recurso para crimes cometidos, não para contravenção diciplinares de militares.
A punição disciplinar tem a finalidade de educar o transgressor do Regulamento Disciplinar de cada Força Armada, sendo a prisão uma das punições previstas, consideradas as atenuantes e agravantes para a sua definição.
A Punição tem que existir, e tem que haver contenção de abuso de poder.
Acho completamente fora do contexto atual
Acho desproporcional alguém ser preso por estar com uniforme em desalinho ou cabelo fora do padrão.Bastaria uma advertência como correção,por exemplo.
Acho que prisao somente para casos de co prisao em flagrante delito, acho que uma boa punicao, seria colocar o infrator pra dar varios plantoes extra e ainda cumprindo expediente, durante no minimo 01 mes sem ir pra casa..
Anacronismo da caserna. RDE ultrapassado e precisando de atualização urgente!!!
ao invés de Prisão “Detenção”! Prisão quem decreta somente Magistrado!
As puniçoes militares não são imparciais muito menos educativas.
São motivadas por razões pessoais do mais antigo contra o mais moderno.
CMT cometem muitas injustiças, somente com praças.
Concordo que tem que haver a punição alternativa para transgressão disciplinar, mas
que não chegue, na hora do julgamento, ao nivel de prisão.
Concordo, desde que haja um uma regulamentação sobre o grau da transgressão.
Creio que qualquer restrição de liberdade sem o devido processo legal é inconstitucional.
Dependendo do fato a punição tem que ser para todos os militares, mas por qualquer balela já querem prender as praças
Discordo apenas
E mesmo parametro de cobranca e equidade NUNCA valeu para os oficiais todo mundo sabe. Deixemos de ser hipocritas! Tem muito BANDIDO tmascarado no nosso meio que passa ileso sem der plotado…
É quase sempre totalmente arbitrária.
É tanta aberração jurídica nas Forças Armadas do Brasil e todas sempre relacionada ao cargo de Praça. Absurdos dos Absurdos
È um assunto bem complexo, pois dependendo do comandante essa punição pode ser abusiva, mas para um outro lado é preciso manter a disciplina eu nunca tive problemas meu comportamento foi excepcional.
É uma violência maior que a efetuada pelo militar,  uso da força desproporcional e não educa.
Em geral prisões disciplinares se baseiam em discricionalidade dos executores, ou seja com muita chance de injustiças.
Em pleno 2021, isso é mediavel, prender uma.pessoa por não prestar continência, pode aplicar serviços extraordinários.
Em pleno século 21 um militar em que ser preso por as vezes punições disciplinares, vergonha. E Comandantes não são Juízes. Isso é pra mim uma ditadura interna.
Em situações de emprego das FFAA em sua atividade fim…(combate) é aceitável e até desejável um regulamento restritivo, mas para atividades administrativas, chega a ser ridículo.
Esse tipo de punição, na atual conjuntura, é extremamente arbitrária, e aplicada utilizando critérios subjetivos e muitas vezes parciais.
Esta é uma forma que fortalece o comando em relação aos comandados, mas para a prisão deve existir o direito de defesa e não existindo a prisão monocrática.
Existem muitas punições arbitrarias e injustas que acabam com a carreira do militar e com a estrutura da sua familia.
Existem outros meios de punição sem ser a humilhação da prisão.
Forma de escravização dos graduados.
Há outros tipos de punição que vai além da prisão, exemplo, tirar um serviço extra.
Hoje sou advogado, esse tipo de prisão além de abuso de autoridade, é totalmente inconstitucional !
Já deixei.
Meio de pressão.
Militar é uma opção profissional um pouco diferenciada. Aplicação de penas restritivas da liberdade, só casos mais graves, como agressões verbais ou físicas, que impliquem em desonra ao ofendido, por último qdo consumar crime militar.
Minha concordância com a punição de privação de liberdade na esfera disciplinar é nas transgressões de natureza grave, pois os três Regulamentos das FFAA estão muito desatualizado .
Muitas vezes as penas são executadas por puro capricho dos suepriores se achando a cima de todos os seus subordinados. E quando seus pares cometem transgressões disciplinares não são tratados da mesma maneira.
Não aguenta, bebê leita
Não concordo tb com o modo como eh feito a apuração, acho que deveria ficar a cargo de um orção isento da forças armadas
Nunca Concordei com as prisões de Cabos e Soldados , são Desumanas, prisão e para Criminosso,  contravenções devem ser punidas no Âmbito de aquartelamento.
O grande problema dessas punições é que vc sempre será julgado e condenado quantas vezes for conveniente ao comando,mesmo tendo pago a sua punição, fica marcado na sua CR  e nos arquivos digitais e sempre que possível lembram a vc da sua punição.
O instituto da prisão disciplinar é apenas para demonstrar o “poder” que um superior exerce em um subordinado.
O mundo mudou, esse tipo de corretivo não faz parte dos nossos dias,  não educa e só revolta ainda mais. Coloca oficiais contra praças.
O RDE só funciona para praças… Oficiais raramente são punidos pois há um comporativismo por parte daqueles que aplicam as punições… E na teoria o RDE é para todos…
O Regulamento Disciplinar do Exército e pode-se até dizer q praticamente toda a legislação castrense, são aplicados de forma diferenciada quando se trata de Oficiais ou Graduados.
OFICIAL R2 NAO DEIXA DE SER MILITAR
Os comandantes não tem conhecimento e bem como autoridade jurídica para dosar punição de prisão aos subordinados.
Os significados de transgressão/contravenção e crime são diferentes. Até na esfera civil, transgressões/contravenções são penalizadas com multas ou outras penas alternativas. Só deveria existir a prisão para o militar quando este cometesse um crime.
PM já acabou com isso, quer punir? Leve pro ministério público militar.
Pode haver uma prestação pecuniária que serviria como uma pena alternativa
Pode ser arbitrária e até se provar a inocência já causou grande constrangimento.
Por mais grave que seja a contravenção disciplinar, é ridículo o militar ficar preso atrás das grades igual um criminoso comum na vida civil que cometeu crimes como homicídio doloso.
Por vezes, se faz necessário
Prisão é  pra quem  é ladrão!
Prisão e para bandido e corrupto. Ficar detido no alojamento, mas não em grade. Humilhante.
Prisão é para bandido, outras maneiras de corrigir o erro do militar,  serviço extra, tarefas extras, ficar na OM e assim vai a inúmeras ações, para o militar repensar seu erro.
Prisão é para criminosos e não com penas previstas em lei após com ampla defesa e segundo o STF após todos os recursos em última instância!
Prisão é só um magistrado que tem poder pra sentenciar previsto em lei, após direito de ampla defesa.
Prisão só é aplicada para praças!
Privação de liberdade, era utilizada para escravos e para bandidos, não nos enquadramos em nada disso.
Caso,um militar cometa um crime, deve ser julgado e se for o caso preso; mas, por contravenção, não mesmo.
Punição só com julgamento oficial e com advogado presente
Quando estava na ativa passei por situações que me levaram ao baileu que pela significância poderia perfeitamente se convertida em prisão simples.
Quando uma pessoa faz a opção para ser militar ele sabe que o regime militar é diferenciado… Caso não exista uma punição por indisciplina, virá bagunça…
Quem tem o poder de julgar e punir eh o Juiz e não o militar, pois não tem conhecimentos suficientes para aplicar a lei.
Se a prisão fosse igual bora praças e oficiais, tudo bem, mas só prende praças, oficiais ficam presos em casa, alojamentos, etc.
Só ver o que acarretou essas puniçoes alternativas na sociedade civil, ela deu certo? Ou simplesmente tornaram as punicoes irrelevantes e o crime passou a compensar?
SOU A FAVOR DA PUNIÇÃO PECUNIÁRIA, TENHO CERTEZA QUE É A MAIS JUSTA.ALÉM DE DIMINUIR MUITO AS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES
Sou contra o encarceramento, mas sou a favor da perda de pontos administrativos. Penso que deveria apenas existir a pena de serviço extraordinário, com a pontuação escalonada de acordo com a quantidade de serviços.
Sou contra, pois, muitos oficiais usam o regulamento por causas pessoais.
TEM BANDIDO QUE COMETE CRIME BEM PIOR E NÃO É PRESO, COMO PODE PRENDER UM MILITAR POR UMA SIMPLES TRANGRESSÃO, ISSO PRECISA SER REVISTO. ISSO JÁ TÁ ULTRAPASSADO, É VERGONHOSO VOCÊ SER PUNIDO POR UM ATRASO, CORTE DE CABELO OU UNIFORME EM DESALINHO.
Tem muitas prisões que são infundamentadas e feitas em cima de achismo de qualquer um, antes de abrir um processo administrativo contra um militar o certo é ter uma autorização da justiça militar.
Tem que acabar também com soldo proporcional para quem foi penalizado. Vez que até presidente que sai por disciplina  sai com salário integral
Todos somos iguais perante a lei
Trata-se de um instrumento fundamental na manutenção da disciplina.
Uma aberração
Uma forma arcaica de punição que a própria Justiça não adota. Sem uma justificativa não se deve privar de liberdade nenhum cidadão.

REVISTA SOCIEDADE MILITAR – Todos os direitos redervados

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar