Forças Armadas

General da ativa em manifestação – Militares na reserva questionam presença de PAZUELLO em palanque com políticos

Nas redes sociais e grupos formados por militares das Forças Armadas muita gente tem questionado a presença do General Pazuello nesse domingo (23/05/2021) em palanque ao lado do presidente Bolsonaro e outros políticos, como Hélio Lopes e Luís Lima.

A manifestação mencionada foi um passeio de motocicleta capitaneado pelo presidente Bolsonaro que terminou em um comício no Parque do Flamengo nessa manhã de domingo no Rio de Janeiro.

O Regulamento Disciplinar do Exército Brasileiro (RDE) diz que não é permitido ao militar tomar parte em manifestações de caráter político. O Exército Brasileiro de fato sempre se mostra rigoroso quanto ao cumprimento desse item do regulamento.

Recentemente, em 2019, enquanto tramitava o projeto de reestruturação das carreiras dos militares, nas redes sociais circularam boatos sobre uma manifestação de militares que ocorreria em Brasília. Rapidamente – claramente tentando dissuadir a tropa na ativa e reserva de participar do ato – a Força Terrestre circulou uma nota reafirmando a proibição.

“… Autorizar, promover ou tomar parte em qualquer manifestação coletiva, seja de caráter reivindicatório ou político, seja de crítica ou de apoio a ato de superior hierárquico, com exceção das demonstrações íntimas de boa e sã camaradagem e com consentimento do homenageado.”

O perfil oficial do PSDB no TWITTER também mencionou o fato do general estar no palanque mesmo sendo um militar da ativa.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar