Forças Armadas

Às pressas! EDIÇÃO EXTRA do Diário Oficial informa que Pazuello é agora assessor do Presidente da Republica

Publicado em: 01/06/2021 Edição: 102-A Seção: 2 – Extra A Página: 1… EDUARDO PAZUELLO Secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República “

Foi um drible no Comandante do Exército“, é uma frase ouvida em corredor de um quartel do Exército, nessa tarde de terça-feira, em conversa sobre a apressada nomeação do general PAZUELLO para o cargo de Secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

” Chamem o Bessias para entregar o ‘termo de posse’ de Pazuello para o Comandante do Exército… “, leu-se em uma postagem em grupo de militares no Whatsapp. Em alusão a nomeação desesperada de Lula por Dilma Rousseff, com o intuito de evitar sua prisão por Sérgio Moro.

Muitos acham que a punição do general, ex-ministro da saúde, por ter infringido itens do regulamento disciplinar seria divulgada nos próximos dias. Desconfia-se de que Jair Bolsonaro teria recebido alguma informação de que o general Pazuello poderia ser punido com detenção disciplinar. O que se sabe é que a tropa na ativa e na reserva, de generais a sargentos, apesar de majoritariamente apoiar o presidente da republica no campo político, estaria esperando uma punição exemplar, acreditando que nesse caso em especial uma omissão do comando poderia ser interpretada de forma muito negativa.

Aproxima-se um período eleitoral e muitos militares acreditam que se não houver punição outros que pretendem se candidatar podem aproveitar a “onda” e também infringir itens do regulamento ou – pior – que o Comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, perca status diante de seus comandados, que enxergam no comandante o principal responsável por zelar pelos pilares disciplina e hierarquia.

Com a nomeação a Presidência da República deixa o Comando do Exército em situação complicada.  Para muitos o ato, publicado em EDIÇÃO EXTRA do Diário Oficial da União, deixa mais evidente que se trata de tentativa de evitar uma punição.

Não há qualquer outro motivo aparente para que uma nomeação para um cargo de assessoria seja assinada e às pressas incluída em uma edição extra do Diário Oficial da União. Em tese nada mudaria se fosse publicada no dia seguinte, a não ser que o motivo seja exatamente desligar o oficial general do Exército, evitando assim uma punição.

SECRETARIA ESPECIAL DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS

PORTARIA Nº 624, DE 1º DE JUNHO DE 2021

O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 4º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve:

NOMEAR

EDUARDO PAZUELLO, para exercer o cargo de Secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, código DAS 101.6.

LUIZ EDUARDO RAMOS BAPTISTA PEREIRA

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar