Geopolítica

Holandeses pretendem resgatar intérpretes que ajudaram militares estrangeiros no Afeganistão

Manifestação de ex-intérpretes e tradutores no Afeganistão em 10/06/2021

Forças Armadas da HOLANDA devem resgatar interpretes que os ajudaram no AFEGANISTÃO. Com a proximidade da saída de tropas estrangeiras do país os interpretes correm o risco de ser cassados por extremistas locais.

Uma decisão recente, de 3 de junho, sob pressão da Câmara dos Representantes, determina que o governo holandês empreenda mais esforços para retirá-los do Afeganistão

A retirada planejada de todas as forças estrangeiras do Afeganistão deve ter fim em 11 de setembro de 2021 e com isso aumentou muito o medo de que o Taleban terá como alvo intérpretes, tradutores de textos, funcionários da embaixada e outros locais que ajudaram as tropas de militares estrangeiros. 

” Chamando todos os veteranos do Afeganistão – Em breve todas as tropas terão deixado o Afeganistão. Estamos profundamente preocupados com um grande grupo de intérpretes que trabalharam para nós. Eles correm grande perigo agora que o país está cada vez mais nas mãos do Taleban. Eles vêem os intérpretes, porque trabalharam para nós, como traidores; há um preço por suas cabeças. Eles têm o direito de vir para a Holanda, o que foi prometido em 2019.”, é a mensagem divulgada em vários sites e canais ligados a militares.

Um grupo de voluntários na Holanda divulgou uma nota que deve ser mostrada para os interpretes no Afeganistão, para que sejam contatados por holandeses do Ministério das Relações exteriores, que se propõem a auxiliar no translado .

” A Holanda tem um programa de reassentamento que oferece asilo na Holanda a ex-intérpretes afegãos das Forças Armadas Holandesas e suas famílias. Você já se inscreveu neste programa de reassentamento? Se você estiver interessado, siga os próximos passos. Em breve, as Forças Armadas holandesas deixarão o Afeganistão. É importante agir rapidamente, pois a situação no Afeganistão está se tornando cada vez mais insegura. – Você pode se inscrever no programa de reassentamento enviando um e-mail para a embaixada holandesa em Cabul: kab-ca@minbuza.nl . – Neste e-mail você deve incluir e enviar o máximo de informações possíveis: onde e quando você trabalhou para o Exército Holandês e com quem, e por exemplo seu contrato e fotos.”

Revista Sociedade Militar

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar