Forças Armadas

MARINHA lança projeto de recadastramento virtual por BIOMETRIA FACIAL usando dados do DENATRAN ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha inicia o Projeto-Piloto da Prova de Vida Digital

O Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM) iniciou, em 23 de junho, o Projeto-Piloto para recadastramento anual remoto por meio de biometria facial, mediante a utilização de dispositivo móvel (celular) – Aplicativo “Meu.gov.br”.

O Projeto envolve o Ministério da Defesa/Forças Armadas (MD/FFAA) e a Secretaria de Segurança Digital, com a Integração do Sistema de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPEM) com o Web Services, do Serviço Federal de Processamento de Dados, por meio de API, já homologada pela Diretoria de Comunicações e Tecnologia da
Informação da Marinha. Para realizar o recadastramento por biometria facial será utilizada a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atualmente, cerca de 55% do público-alvo, correspondendo a 77.000 Veteranos/Pensionistas, possuem o cadastro biométrico. O teste do Projeto-Piloto englobará, a princípio, os aniversariantes dos meses de maio e junho, totalizando 5.670 CPFs e terá a duração de 30 dias. Foram disponibilizados vídeos institucionais na
página da internet do SVPM (www.marinha.mil.br/svpm), com as orientações e procedimentos para a utilização do Aplicativo.

Além da Prova de Vida Digital, haverá outras alternativas para o recadastramento anual, como a presencial nos postos de atendimento do SVPM e por vídeo chamada pelo WhatsApp. Atualmente, com base na Portaria no 2709, de 28 de junho de 2021, do Ministério da Defesa, a Prova de Vida está suspensa até 31 de outubro, devido à continuidade dos cuidados na prevenção à proliferação da Covid-19.

Material recebido de marinha.mil.br

REVISTA SOCIEDADE MILITAR

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar