Forças Armadas

Brasil envia um almirante e um técnico para reunião do comitê de Uso Pacífico do Espaço Exterior

Os indicados para participar do evento, que ocorre entre 25 de agosto e 3 de setembro desse ano em Viena, são o Contra-Almirante CARLOS ANDRÉ CORONHA MACEDO, Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o servidor FRANCISCO VALNOR RODRIGUES DA SILVA, Coordenador Institucional do Departamento de Acompanhamento de Assuntos Espaciais.

O Comitê para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas ainda em 1958 para regular a exploração e o uso do espaço para o benefício de toda a humanidade.

O Comitê foi encarregado de revisar a cooperação internacional em usos pacíficos do espaço sideral, estudar atividades relacionadas ao espaço que poderiam ser realizadas pelas Nações Unidas, encorajar programas de pesquisa espacial e estudar problemas legais decorrentes da exploração do espaço sideral.

O Brasil é um dos países membros desde as articulações para a criação, que foi oficializada na 13ª sessão da Assembleia Geral. Em 1958 eram em 18 os países apoiadores da iniciativa, hoje o número já chega a 95 países membros.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar