Forças Armadas

Ministro da Defesa faz publicidade para FÁBRICA DE ARMAS em máscara usada em evento oficial

Em evento ocorrido em Salvador o general Braga Netto, ministro da DEFESA, apareceu e posou para fotografias usando uma máscara da FORJAS TAURUS. Questionada pela Revista Sociedade Militar a respeito da conduta em tese inapropriada do MINISTRO, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa até o momento não apresentou sua versão. Outras autoridades presentes usavam máscaras com logotipos de órgãos do governo.

A prática não é nova entre membros do governo brasileiro. Ainda em 2004, Luís Inácio Lula, após experimentar um carro da GM disse: “Comprem o carro que vale a pena”.

No governo Bolsonaro, em julho de 2019, o então Ministro Salles foi também confrontado pela imprensa por conta de comportamento similar fazendo apologia a mesma empresa automobilística. O ministro publicou em suas redes sociais a frase ‘daqui para a frente, só de Chevrolet‘, considerada uma afronta o código de conduta da alta administração federal.

Questionado pela Folha de São Paulo se não via conflito em um ministro divulgar propaganda de empresa privada em suas redes sociais, Salles respondeu que não:  “Qual seria o conflito?”, indagou. A reportagem da Folha perguntou então se poderia haver problema em dar publicidade à Chevrolet e não outras montadoras e o ministro respondeu que: “Não tem nada disso.

A atitude também poderia ser considerada um atentado contra o Código de Conduta da Alta Administração Federal, que – entre outras prescrições – diz que o administrador deve minimizar a possibilidade de conflito entre o interesse privado e o dever funcional das autoridades públicas da Administração Pública Federal.

Walter Braga Netto

O evento onde o Ministro da Defesa aparece com uma máscara da FORJAS TAURUS S.A ocorreu em 14/06/2021, quando uma comitiva do Ministério da Defesa visitou o polo de excelência em tecnologia do SENAI-CIMATEC, em Salvador.

O encontro fazia parte de sua agenda oficial.

Especialista ouvido alega que ao ver o próprio MINISTRO DA DEFESA usando o logotipo da empresa fabricante de armas, possíveis compradores poderiam ser induzidos a adquirir o material da fabrica, causando prejuízo a outros fabricantes que vendem armas no Brasil. Isso geraria exatamente o “conflito entre o interesse privado e o dever funcional das autoridades públicas da Administração Pública Federal”.

As fotografias foram divulgadas por órgãos de imprensa e na página oficial da defesa no FLICKR.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar