Forças Armadas

Exército admite que em tropas mecanizadas “POSSUI LACUNAS DE CAPACIDADES QUE COMPROMETEM SEU PODER DE COMBATE”. Proposta de modernização de viaturas

A força terrestre propõe, em documento interno, a obtenção de pelo menos 201 viaturas blindadas de combate CASCAVEL. Tidas como altamente operativas para o cidadão leigo, as viaturas atualmente em operação na verdade são vistas pelo publico interno como “complicadas”. Militares tem admitido que há problemas que vão do desempenho operacional à manutenção.

Os principais objetivos da força terrestre são obter até 201 (duzentas e uma) VBR-MSR EE-9 CASCAVEL modernizadas, sendo considerada a primeira fase de 98 (noventa e oito) viaturas. Nas diretrizes para aplicação do projeto de modernização consta que as viaturas poderão ser utilizadas em missões conjuntas com órgãos de segurança pública.

A PORTARIA – EME/C Ex Nº 459, DE 2 DE AGOSTO DE 2021 aprova a Diretriz de Implantação do Projeto de Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas EE-9 Cascavel (VBR-MSR EE-9 Cascavel) 

Art. 1º Fica aprovada a Diretriz de Implantação do Projeto de Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas EE-9 Cascavel (VBR-MSR EE-9 Cascavel) – (EB20-D04.006), integrante do Subprograma Forças Blindadas (SPrg F Bld), do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP).

DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO – MÉDIA SOBRE RODAS EE-9 CASCAVEL (VBR-MSR EE-9 CASCAVEL) (EB 20-D-04.006)

FINALIDADE

Regular as medidas necessárias à implantação dos trabalhos do Projeto de Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento-Média Sobre Rodas EE-9 CASCAVEL (VBR-MSR EE-9 CASCAVEL), integrante do Subprograma Forças Blindadas (S Prg F Bld), do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP).

Justificativa do projeto

O projeto visa contribuir com a consecução dos seguintes OEE:

  1. a) OEE 1 – contribuir com a dissuasão extrarregional;
  2. b) OEE 3 – contribuir com o desenvolvimento sustentável e a paz social; e
  3. c) OEE 9 – implantar um novo e efetivo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

2) A VBR MSR EE-9 CASCAVEL, em uso há mais de 45 (quarenta e cinco) anos na Força Terrestre, apresenta uma inquestionável defasagem tecnológica, que restringe a capacidade operacional das tropas mecanizadas nas operações para as quais são destinadas.

3) Esta viatura apresenta limitações nas capacidades de Comando e Controle/Consciência Situacional, Optrônicos e Armamento/Controle de Tiro que classifica, de acordo com os parâmetros do Exército, seu desempenho doutrinário e operacional como insuficiente. A viatura também possui deficiências no aspecto logístico, devido às dificuldades na obtenção de suprimentos para a manutenção da mesma.

Objetivos do projeto

1) Obter até 201 (duzentas e uma) VBR-MSR EE-9 CASCAVEL modernizadas, sendo considerada a primeira fase de 98 (noventa e oito) viaturas.

2) Integrar os sistemas de plataforma veicular, de comando e controle (C²) e de armas.

3) Contribuir com a capacitação, qualificação e treinamento dos recursos humanos para a viatura modernizada e seus sistemas.

4) Contribuir com o planejamento e implantação do Sistema Logístico Integrado (SLI) necessário à viatura e seus sistemas.

5) Participar do planejamento e coordenação da experimentação doutrinária e logística.

6) Contribuir na preparação do Exército Brasileiro para a substituição das suas VBR 6×6 pelas futuras Viaturas Blindadas de Cavalaria (VBC Cav).

7) Estender a vida útil do MEM por pelo menos 15 (quinze) anos, a partir da entrega da última VBR modernizada. c. Prioridade do projeto O projeto é prioritário, uma vez que a Força Blindada do Exército Brasileiro possui lacunas de capacidades que comprometem seu poder de combate para cumprir a sua missão constitucional de defesa da Pátria.

Orientações para o funcionamento do projeto

1) Situação para o emprego operacional ou administrativo

O emprego operacional da VBR-MSR EE-9 CASCAVEL modernizada está destinado às Brigadas de Cavalaria Mecanizadas (Bda C Mec), Organizações Militares de Cavalaria Mecanizadas das Divisões de Exército e das demais Brigadas (RC Mec e Esqd C Mec), OM de apoio logístico e estabelecimentos de ensino.

2) Atuação conjunta com outros órgãos ou Forças.

O projeto, quando necessário, poderá, mediante coordenação prévia e/ou por intermédio do EstadoMaior do Exército (EME), estabelecer contato com o Ministério da Defesa (MD), demais Forças Singulares, agências ou órgãos públicos (civis ou militares).

Revista Sociedade Militar – Fonte: Boletim do Exército Brasileiro

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar