Forças Armadas

Ministros-generais do STM flertam com senadores, eles querem uma cadeira na Corte do Conselho Nacional de Justiça

Além da ampliação de competência, sugerida pelos ministros do Supremo Tribunal Militar, que querem julgar os processo administrativos ligados a militares das Forças Armadas, hoje julgados pela justiça federal comum, a Justiça Militar da União tem insistido em se fazer representar na Corte do Conselho Nacional de Justiça.

Os militares têm procurado parlamentares e já conversaram com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco. As negociações andam tão avançadas que o senador Irajá Silvestre Filho, filho da também senadora Katia Abreu, já se comprometeu – segundo os militares – a apresentar a Proposta de Emenda Constitucional.

O senador Irajá bem recentemente foi bajulado com uma condecoração militar, a Ordem do Mérito Naval.

Veja a nota divulgada pela corte militar nessa sexta-feira

O Superior Tribunal Militar (STM) vai apresentar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa garantir representação da Corte no Conselho Nacional de Justiça. O senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO) será o autor da PEC, a convite do presidente do STM, ministro Luis Carlos Gomes Mattos.

A articulação contou com visita institucional, ocorrida no último dia 23, do presidente do STM ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), que se comprometeu a oferecer total apoio ao pleito. Na ocasião, o ministro Luis Carlos Gomes Mattos sugeriu o nome do senador Irajá para ser o autor da PEC, o que foi recebido de forma favorável pelo presidente da Casa Legislativa.

O convite ao parlamentar do PSD de Tocantins, para subscrever a proposta, também foi feito de forma presencial em visita ao Senado no dia 28 de setembro. O senador, ao receber o aceno do presidente do STM, aceitou ser o autor da PEC e disse ter ficado lisonjeado. Ele também se comprometeu a apresentar a proposição com a máxima urgência.

Nas duas visitas institucionais, o ministro-presidente esteve acompanhado da chefe da Assessoria Parlamentar do STM Marília Chaves (https://www.stm.jus.br/informacao/agencia-de-noticias/item/11644-stm-recebe-apoio-de-senadores-para-proposta-que-visa-garantir-cadeira-no-cnj)

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar