Colaboradores - artigos, estudos, reportagens

Arbitrariedade ocorrida na Marinha do Brasil acaba possibilitando a criação de um dos maiores HITS GOSPEL do país – Robson Augusto

Com mais de 5 milhões de discos vendidos e contratos para eventos em vários locais do país todos os anos, Sérgio Lopes é um dos mais conhecidos e respeitados cantores evangélicos do país. Poucos sabem, mas o autor de clássicos da música gospel, como O Amigo e O Lamento de Israel, foi militar da marinha de Guerra por 15 anos.

Pessoalmente sou um admirador do artista, sou músico amador, amo suas canções e, como ele,  amo a Deus.  Sou também militar da Marinha na reserva, por conta disso tudo e por reconhecer muito bem as “invertidas” que Deus dá no destino para fazer com que as coisas aconteçam da forma que deseja, pelos caminhos mais surpreendentes, fiz questão de postar esse pequeno texto aqui, comentando de forma bem informal e despretensiosa essa significativa, mas pouco conhecida situação.

Conheço muito de perto as arbitrariedades que – infelizmente – até hoje ocorrem não só na Marinha do Brasil mas em quase todas as instituições hierarquizadas. Felizmente, como dizem, a maior das justiças não vem do homem… vem sempre de Deus.

Sérgio Lopes ingressou na Marinha do Brasil em 1980 e permaneceu na força por 15 anos. Um amigo em comum, Marcolino, hoje suboficial na reserva, que ingressou na força naval com Sérgio Lopes, conta que muitas vezes o cabo – natalense – permanecia no quartel após o expediente ensaiando músicas e estudando violão. Segundo o amigo me contou, ele tinha o sonho de ser oficial da Marinha, mas a pretensão acabou frustrada por uma grande arbitrariedade cometida, que acabou o trancafiando em uma cela fétida, por 20 dias.

Durante a noite o sombrio compartimento, uma verdadeira masmorra, não possuía qualquer iluminação. Mas, lá pelo 14º dia de prisão o então cabo Lopes conseguiu um violão emprestado com um sargento, durante aquela noite algo que – obvio – não era humano, espiritualmente iluminou aquela cela e o então cabo fuzileiro naval compôs a canção que iria mudar completamente a sua vida.

A canção O Amigo vendeu milhares de cópias, mas sua importância maior talvez esteja na poesia e letra que contém, que desde o seu lançamento até os dias de hoje tem sido usada como ferramenta de Deus para transformação de vidas.

Veja o testemunho do cantor narrando esse episódio

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar