Forças Armadas

Financiamento imobiliário para MILITARES. Qual é melhor, POUPEX ou Caixa de Construção de Casas da Marinha?

Com os salários incrivelmente depreciados pela inflação, com perdas que só nos últimos 3 anos já chegam a quase 20%, muitos militares das Forças Armadas sofrem ainda com a falta da casa própria. Hoje em dia na periferia da maior parte dos grandes centros do Sudeste uma casa de nível médio com dois quartos e afastada de favelas ou comunidades perigosas não se compra com menos de 400 mil reais.

Na última pesquisa realizada pela Revista Sociedade Militar, ainda em 2013, atestou–se que cerca de 69% dos militares na reserva remunerada não possuíam imóvel residencial próprio, não há indícios de que a situação tenha mudado para melhor.

Em meados de 2021 chegou-se a anunciar que o governo de Jair Bolsonaro concederia incentivos para que militares pudessem adquirir com maior facilidade a tão sonhada casa própria com taxas de juros mais baixas e adequadas àquilo que podem desembolsar os membros das camadas médias e mais na base da categoria. Mas, infelizmente o incentivo, batizado de programa Habite Seguro da Caixa Econômica, somente foi concedido para policiais militares, bombeiros e policiais federais.

Sem FGTS e com o salário corroído pela inflação a pergunta que muitos militares fazem é como conseguir financiamento imobiliários com taxas de juros mais baixas já que os financiamentos atrelados aos bancos, para os militares acabam se tornando inviáveis? Há quase sempre a necessidade de pelo menos 30% de entrada e dificilmente os militares conseguem essa poupança. Usar o Fundo de Garantia para a entrada do financiamento não é uma opção, já que militares não possuem esse direito trabalhista.

Uma proposta viável seria que os militares pudessem utilizar pelo menos uma parte das ajudas de custo que recebem ao passar para a reserva remunerada como entrada dos financiamentos, mas essa hipótese ainda não foi levantada oficialmente.

Na rede bancária os juros normalmente estão na casa dos 10% mais a TR.

Veja agora como ficam as prestações iniciais para o financiamento de um imóvel de 400 mil reais nas instituições de financiamento conveniadas com as Forças Armadas. Na POUPEX e CCCPM é possível encontrar juros na casa dos 5 ou 6% mais a TR, a depender da renda do militar.

VALORES DAS MENSALIDADES DE FINANCIAMENTO DE IMOVEL PELA POUPEX. 

Simulação de financiamento para Imóvel de 400 mil reais financiados em 30 anos.

A POUPEX EXIGE UMA ENTRADA DE PELO MENOS 10% DO IMÓVEL  E A CCCPM pode exigir, atualmente, a depender das condições do proponente UMA ENTRADA DE 20% DO IMÓVEL.

Na simulação de financiamento exibida abaixo nota-se que para um imóvel de apenas 200.000 reais a CCCPM exigiu uma entrada de pelo menos 20% do valor do imóvel.

O site da POUPEX – FHE é bem mais amigável para o usuário do que o site da Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha (CCCPM). O site da CCCPM aparentemente funciona dentro do servidor da Força Naval e tem um layout bem menos profissional do que o mantido pela POUPEX.

Site da POUPEX: https://digital.poupex.com.br/

Site da CCCPM: https://www.marinha.mil.br/cccpm/

FINANCIAMENTO DE 360.000 REAIS PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL (valores aproximados, para informação exata consulte os sites acima indicados)

MESES
POUPEX R$ 2.077,55 JUROS MAIS IPCA 300
CCCPM R$ 2.165,27 JUROS MAIS IPCA 300

Simulação para 360 mil reais de financiamento em 300 meses (25 anos) por diversas modalidades oferecidas pela POUPEX 

 

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar