Forças Armadas

Voto Militar – Opinião da tropa indica que mais de 60% mantém o voto no atual presidente

Os militares estão com Bolsonaro. Há críticas quanto ao tratamento proporcionado à baixa oficialidade e graduados, mas a tropa mantém o voto no atual presidente

Uma enquete foi realizada pela Revista Sociedade Militar entre 3 e 6 de abril. 

A enquete, que revela dados interessantes, foi realizada de acordo com a resolução Nº 23.600, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019 a LEI Nº 9.594 de 1997, que permitem que até o início da campanha política sejam realizadas enquetes.

90% dos participantes se declararam militares da ativa ou reserva remunerada, 4.2% se identificaram como ex-militares, 3% como membros da família militar ou pensionistas e 2.8% de identificaram como civis.

As questões apresentadas por meio de um formulário do google forms, com a exigência de que o participante da enquete estivesse logado com um e-mail do google e consequente coleta do e-mail para identificação, foram:

  1. ESTE ANO HAVERÁ ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL. Você já escolheu seu candidato?
  2. Você pretende votar em um candidato MILITAR ou membro da FAMÍLIA MILITAR?
  3. Você reside em qual estado da federação? (Coloque a sigla do estado, em maiúsculas. Ex: RS)
  4. Você é militar, pensionista, membro da família militar, ex-militar ou não se enquadra em nenhuma das colocações?
  5. Se você marcou SIM, já escolhi meu candidato PARA DEPUTADO FEDERAL, ESCREVA O NOME DELE no campo abaixo. Se ainda não escolheu ou não quer responder apenas PULE a pergunta.
  6. AS CANDIDATURAS ainda não estão REGISTRADAS E CONFIRMADAS. Você já escolheu o seu candidato para PRESIDENTE DA REPÚBLICA? Marque uma das opções abaixo.

Veja os resultados do total geral 

Percentual Local
100% Brasil
47% Rio de Janeiro
6% São Paulo
5% Distrito Federal
3% Pará
3% Minas Gerais
2% Pernambuco
2% Espirito Santo
32% Soma dos demais estados com menos que 2% de participação na pesquisa

Deputado federal, espontânea (o próprio participante sugere o nome) – Rio de Janeiro

54% Inseriram termos como “um graduado”, “pessoa honesta” etc.
27% Suboficial da reserva Wagner Coelho
7% Suboficial da reserva Eliane Moreira
6% Civil, Ex-Fuzileiro naval, Braz
6% Soma de nomes como Daniel Silveira, Carlos Maia, Paulo Ramos, Carlos Jordy, Miguel Lyotta, SG Maia, Suboficial Bonifácio e outros

Opinião do Editor: É preciso lembrar que o chamado “voto militar” nas últimas eleições no Rio de janeiro não chegou a somar 11 mil votos juntando-se o que receberam todos os candidatos que se apresentaram como militares das Forças Armadas. Portanto, mais que descobrir a preferência daqueles que frequentam as redes sociais e a própria Revista Sociedade Militar, é preciso trabalhar para que a família militar de fato participe das próximas eleições.

Para presidente da República, Brasil – leitores da Revista Sociedade Militar

Os números da Revista Sociedade Militar são bem parecidos com os coletados pela enquete feita no Blog do Noblat, sendo que esta já está sem Sérgio Moro entre as opções.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar