O carioca e militar da reserva do Exército, Rafael Sales, realizou um feito incrível ao completar um “free-solo”, modalidade de escalada sem o auxílio de equipamentos, na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.

A escalada de tirar o fôlego foi feita na Passagem dos Olhos, na Pedra da Gávea, uma das mais clássicas. A sua principal característica é uma longa travessia em horizontal para a esquerda, onde o atleta passa cruzando os dois olhos da “Cabeça do Imperador”.
Nesta modalidade de escalada, o atleta vai sem qualquer tipo de equipamentos de segurança, não existe espaço para erros. O Rafael, que também é instrutor e guia de escalada, demonstrou muita habilidade, coragem e confiança para realizar o feito, assista ao vídeo a seguir:
Rafael Sales é conhecido como “Calango Ninja”, morador do Rio de Janeiro e tem 27 anos, é escalador desde 2018 e também da aula de escalada. Rafael Sales serviu ao Exército Brasileiro em 2014 e deu baixa da ativa em 2016, servindo no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Vila Militar, RJ.
O vídeo foi feito por Jonathan Kromachine, também militar da reserva, que serviu durante 4 anos no Ciopesp (Centro de Instrução de Operações Especiais), fazendo os cursos de PQD, Mergulho e Comandos. Hoje trabalha como filmmaker e divulga seu trabalho através do seu Instagram e Canal no YouTube.
Segundo Jonathan, servir ao Exército e realizar esses cursos deu a ele as habilidades necessárias para realizar seu trabalho como filmmaker.
Free-solo
O free-solo, é uma forma de escalada técnica em rocha onde os escaladores escalam sozinhos sem cordas ou qualquer outro equipamento de proteção, usando apenas seus tênis de escalada e seu giz. O free-solo é a forma mais perigosa de escalar, qualquer erro pode ser fatal.