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Um marco tecnológico para a Força Aérea: Estado-Maior autoriza implantação de sistema que vai revolucionar comunicação entre aeronaves

No Diário Oficial desta quarta-feira (15/02), o Chefe do Estado-Maior, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, publica Instrução Normativa para a criação de grupo de trabalho que elaborará o Conceito Operacional – CONOPS Conjunto do Enlace Automático de Dados do Link BR2.

No Artigo 2º, temos maior explicação do que será a competência do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto:

“Compete ao GT formular o conceito operacional para o emprego nas Forças Armadas do Sistema de Enlace de Dados Táticos Link BR2, com o propósito de definir a concepção e os cenários de emprego, evoluções técnicas, interoperabilidade, dentre outros aspectos que sejam relevantes para o Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC²).”

Quando começou?

A primeira Operação de uma aeronave utilizando o Sistema Link-BR2 ocorreu em 13 de outubro de 2021, com o objetivo de realizar ensaios de comunicação de dados entre duas aeronaves F-5M.

Já no período de 30 de novembro de 2021 a 02 de dezembro de 2021, a FAB e a AEL Sistemas, empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto Link-BR2, reuniram-se para realizar importantes marcos do Projeto. Participaram do evento representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER).

A instituição do Grupo de Trabalho pelo Chefe do Estado-Maior com o objetivo de elaborar o projeto que finalmente viabilizará a implementação do Link BR2 nas aeronaves, possibilitando a troca de informações mais rápida e em tempo real, é o último passo para o definitivo desenvolvimento tecnológica da aviação brasileira no que concerne à troca de informações.

O que é o Link BR2?

Um sistema de datalink, ou seja, de transmissão de dados, precisa ser capaz de transmitir grande volume de informações (voz e dados), criptografadas e em tempo real, além de ser leve, compacto e à prova de jammeamento.

Trata-se de um marco tecnológico para a Força Aérea Brasileira, pois a transmissão de dados é um dos ativos mais importantes – não só para a Força Aérea, mas também para as demais Forças.

Um sistema de datalink, como o Link BR2, permite a ampliação de comunicação entre as naves; ou seja, a troca de informações em tempo real entre os seus ativos: informações de voz, informações de dados, como, por exemplo, cartas, fotos de álbum, filmagens de vídeo etc., de maneira que se tem uma consciência situacional muito grande de tudo o que acontece no campo de batalha.

Fontes: Diário Oficial e FAB

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Publicado por
Jefferson S