Forças Armadas

Tenente-coronel brasileiro supervisiona acordo de paz na região mais perigosa do planeta

Um oficial brasileiro, o Tenente Coronel MARCELO SOUSA DE PINHO, foi designado como Information Acquisition Officer pela ONU, com a missão de atuar no Iêmen para fiscalizar o Acordo de Hodaydah (UNMHA), a partir de 18 de março de 2023.

https://www.flickr.com/photos/felton-nyc/46958068145/

O Iêmen está mergulhado na violência e em grande instabilidade desde 2014, quando rebeldes houthis alinhados ao governo do Irã capturaram grande parte do país, incluindo Sanaa. Os houthis continuam no controle da capital, bem como de amplas faixas de território, apesar de uma campanha militar conduzida pela Arábia Saudita e seus aliados árabes do Golfo desde 2015 com o objetivo de derrubá-los e restaurar o governo iemenita.

Durante o conflito estima-se que já morreram mais de 350 mil pessoas.  O país está destruído e cerca de 20 milhões de yenemitas dependem diretamente de assistência humanitária no país.

 O acordo, firmado entre as partes em conflito, estabelece um cessar-fogo imediato na cidade de Hodeidah e nos portos de Hodeidah, Salif e Ras Issa. Além disso, prevê um remanejamento mútuo de forças para locais previamente estabelecidos fora da cidade e dos portos, com as partes em conflito comprometendo-se a não trazer reforços militares para a região e retirar quaisquer manifestações militares.

Um Comitê de Coordenação de Redistribuição, presidido pelas Nações Unidas, foi estabelecido para supervisionar o cessar-fogo, a redistribuição e as operações de desminagem nos portos. A ONU mantém observadores no local e o presidente deste comitê relata periodicamente ao Conselho de Segurança sobre o cumprimento das partes dos termos do acordo.

O acordo prevê ainda a liberdade de movimento de civis e bens, bem como a entrega de ajuda humanitária através dos portos de Hodeidah, Salif e Ras Issa.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar