ultimas

Chanceler russo, sem querer, deixa Lula em situação complicada diante dos EUA e Europa

O Ministro Sergei Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Rússia, enalteceu as falas do Presidente Lula, quanto à proposta de pacificação entre os países envolvidos na guerra, contrastando com as falas dos representantes dos EUA e da União Europeia.

Lavrov esteve em visita no Brasil, indo a Brasília, como a primeira parada de uma sequência de visitas a países latino americanos. Os países em sua agenda, além do Brasil, são Venezuela, Nicarágua e Cuba, países com governo de esquerda.

Agência REUTERS

Lavrov se encontrou com o presidente Lula e agradeceu ao Brasil pelos esforços para a resolução do conflito. “Estamos agradecidos por nossos amigos brasileiros por seu claro entendimento da gênese da situação”, disse Lavrov.

Também disse Lavrov que “Somos gratos pelo desejo de contribuir, pensando em maneiras de resolver essa situação” e que “estão interessados em resolver o conflito o mais rápido possível”.

Lavrov veio ao Brasil em um momento em que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala em tentar dar início a um diálogo de paz entre Ucrânia e Rússia. Em viagem à China, na semana passada, Lula deu declarações em tom crítico aos EUA.

Agência Brasil

“É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz pra que a gente possa convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo e a guerra só está interessando, por enquanto, aos dois” disse Lula em referência aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymir Zelensky.

As declarações de Lavrov, enaltecendo Lula, vão de encontro com as declarações de porta-vozes dos EUA e União Europeia, que disseram que o Brasil está “reproduzindo propaganda Russa e Chinesa” e que os EUA e a União Européia são contribuidoras para a continuidade do conflito.

Na última semana, Lula esteve com o Presidente da China, Xi Jinping, também tendo uma conversa sobre a Guerra em vigor.

 

Por MRC

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Marcio Rodrigues