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Marinha coordena atividades na Estação Antártica Comandante Ferraz: conheça os veículos

Criado em 1982, o Proantar incluiu o Brasil no grupo de 29 países que definem o futuro da Antártica e do Oceano Austral. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento científico no continente gelado para compreender os fenômenos que ali ocorrem e a influência deles sobre o território brasileiro. O Proantar se faz importante, pois o clima na América do Sul é fortemente influenciado pela Antártica. Por isso, há pesquisas sendo feitas para investigar as mudanças climáticas e o equilíbrio do ecossistema. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, essas pesquisas são fundamentais para prever cenários futuros de mudança climática no Brasil.
Mas poucos conhecem que Devido à mudança da paisagem, no verão coberto por cascalhos e pedras, e no inverno por neve, é de fundamental importância ter diferentes veículos que possam operar nos dois ambientes na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), coordenada pela Marinha do Brasil, no continente gelado. Na EACF, são utilizados 12 diferentes tipos de veículos. A principal tarefa deles é dar suporte às atividades científicas e logísticas, e nas rotinas operacionais dos militares e pesquisadores na Estação. É comum que as condições diferentes do terreno, com presença de neve e gelo, exijam ajustes especiais para o melhor funcionamento dos veículos.
Fonte: Agência Marinha de Notícias

“Cabe ressaltar que, mesmo no verão, a temperatura média é de zero graus Celsius, sendo necessário utilizar óleo e combustível específicos para baixas temperaturas. Podemos também ressaltar que as viaturas pertencentes ao acervo da EACF nos permitem uma maior flexibilidade para atender tanto as tarefas logísticas e pesadas quanto o apoio à pesquisa”, afirma o Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Fábio Santos de Araújo.

Ele explica ainda que algumas viaturas são adaptadas com corrente em seus pneus para que possa ter a tração necessária quando o terreno está coberto de neve. “Outras, como é o caso do quadriciclo, tem duas configurações, pneu para o verão e esteira para o inverno, de forma a obter o melhor e mais seguro desempenho no terreno”, destacou.

Além disso, são utilizados equipamentos de segurança para o melhor manuseio dos veículos. “Aqui, utilizamos capacete para o quadriciclo e roupas antárticas, devido ao frio. E a condução das viaturas é sempre em baixa velocidade, pois o terreno é bastante irregular. Outro detalhe que observamos quanto à direção é quando a área está coberta por neve, e pode esconder pedras que poderiam comprometer a segurança do pessoal”, acrescentou.

Abaixo, os veículos utilizados pela estação brasileira:

Caminhão Guindaste
Movimenta cargas pesadas, com capacidade para 30 toneladas.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Guindaste
Movimenta cargas pesadas e grande volume, com capacidade para seis toneladas.

 

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Pá Carregadeira
É utilizada para o transporte de contêineres e auxilia no içamento de cargas até cinco toneladas. Os pneus recebem correntes para evitar derrapadas e perda de tração, por causa de neve ou gelo.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Tratores
Esses veículos têm capacidade de carga de 15 toneladas e são utilizados nas manobras com as chatas de carga e de combustível, empurrando essas embarcações para o mar, e depois puxando-as para encalhe na praia. Eles Também auxiliam na remoção de neve do terreno, para facilitar o deslocamento do pessoal e de outras viaturas.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Minicarregadeira
Possui pequenas dimensões e grande manobrabilidade para operar em áreas mais restritas, e entre obstáculos. Transporta até 1.599kg e auxilia em escavações e nivelamento do terreno.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Manipulador Telescópico
Veículo sobre rodas que proporciona a elevação de cargas e é utilizado em conjunto com a plataforma de trabalho elevatória para facilitar a manutenção em áreas elevadas da EACF.

 

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Moto de Neve
É utilizada para o deslocamento de pessoal na neve. Durante o inverno, apoia no recolhimento de carga lançada pelo voo de apoio, com esquis frontais e tração traseira por esteiras. Ela transporta 30 kg e reboca trenós com cargas de até 500 kg.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Por MRC

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Publicado por
Marcio Rodrigues