ultimas

Exército Brasileiro vai restaurar carro presidencial particular

O 16º Batalhão Logístico (16º B Log) dará início à restauração do carro que pertenceu ao ex-Presidente Juscelino Kubitschek. O carro foi retirado do Memorial JK, em Brasília, e levado para o 16º B Log, que tem a missão de apoiar a manutenção de material bélico e, dentre outras atividades, restaura viaturas militares antigas.

As tratativas para a manutenção no Ford Galaxie 500, último carro particular de JK, começaram por iniciativa do colecionador de veículos antigos Flávio Noronha. Ele procurou o comando do batalhão sugerindo uma nova reforma, já que o 16º B Log havia restaurado o Galaxie em 2010. A oferta foi aceita e teve início o planejamento do trabalho.

Noronha explicou o motivo da iniciativa. Para ele, o Galaxie 500 “tem que estar sempre pronto; é só colocar a bateria e sair” para poder participar de exposições e contribuir com a preservação da memória de JK.

Para o vice-presidente do Memorial JK, Paulo Octávio, o trabalho realizado pelo Exército contribui com a história. Ele destaca que o veículo “ajuda a preservar a história de Brasília e de sua fundação”.

A previsão é que o trabalho dure até o fim de setembro e que o Ford Galaxie 1974 retorne para o Memorial JK em uma carreata.


SEGUNDA REFORMA

Essa é a segunda vez que o Exército realiza a reforma do carro. Em 2010, o trabalho foi maior, já que o veículo ficou sem funcionar por cerca de 30 anos. O Primeiro-Sargento André Revorêdo do Nascimento participou da primeira restauração. “A gente fez um trabalho completo na parte mecânica e elétrica. Todos os sistemas foram manutenidos e restaurados”, relembra o militar.

A primeira reforma mais se assemelhou a uma reconstrução. Acostumados a consertar jipes e caminhões, os militares do Batalhão de Logística tiveram de reaprender a lidar com o motor, conforme se acostumavam com a mecânica antiquada e rica em detalhes do Galaxie. “Foi tudo muito difícil, não é um veículo qualquer”, testemunhou o mesmo André Revorêdo há treze anos.

O Galaxie de JK tem um motor V8 de 4.800 cilindradas. Outros modelos do carro, como o 7 litre, tinham tanta potência que eram usados em corridas da Nascar. O carro, fabricado pela Ford desde 1959 – no Brasil, a partir de 1967 -, contou com diversas versões desde o seu lançamento, todas famosas pelo número de detalhes cromados e pelo conforto que proporcionava aos motoristas. O modelo usado por JK é um Galaxie 500 ano 1974, que tem até mesmo ar-condicionado. Deixou de ser fabricado em 1983.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
JB Reis