ultimas

Pela primeira vez uma Oficial General médica da Força Aérea será diretora da Escola Superior de Defesa

Pela primeira vez na história, o Brasil tem uma oficial-general das Forças Armadas de 3 estrelas: é a major-brigadeiro médica Carla Lyrio Martins, promovida ao posto no último sábado (25/11).

A trajetória da militar é repleta de exemplos de pioneirismo. Ela foi também a primeira mulher promovida ao generalato na Força Aérea Brasileira, a primeira a comandar uma Organização Militar na FAB e também faz parte da primeira turma mista – masculina e feminina – do quadro de oficiais médicos da Instituição.

Quando foi promovida a brigadeiro, em 2020, a militar comentou sobre a importância daquele momento:

Em 2020, quando ascendi ao Generalato, foi um marco na minha carreira. A partir dali, um impulso ímpar surgiu em mim. O entusiasmo já trago naturalmente, mas realmente poder participar de esferas de maior poder decisório, tem sido fundamental pra garantir os interesses da Organização e delinear rumos”, analisa.

Com a promoção a major-brigadeiro, último posto da carreira para o quadro de médicos, ela ressalta que tem uma sensação muito emocionante de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Se eu pudesse definir a minha carreira em uma palavra seria ‘comprometimento’. Na força Aérea Brasileira eu me dedico a ela e à sociedade brasileira e tenho muito orgulho de estar trilhando este caminho. Agora nesse novo posto eu ainda ganho outro impulso: de continuar contribuindo para que a nossa missão seja cumprida com cada vez mais profissionalismo“.


CARREIRA

Carla ingressou na Força Aérea em 1990 e foi promovida ao posto de brigadeiro em 2020. É especialista em medicina aeroespacial, hematologia e hemoterapia e possui pós-graduação em vigilância sanitária e epidemiológica, e em desenvolvimento gerencial na gestão de serviços de saúde.

Atuou como médica do primeiro esquadrão do décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Poker, em Santa Maria (RS); e integrou o corpo clínico do esquadrão de saúde da Academia da Força Aérea (AFA), da Base Aérea de Fortaleza, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

Foi diretora da Casa Gerontológica brigadeiro Eduardo Gomes; diretora do Hospital Central da Aeronáutica; subdiretora de saúde operacional da Diretoria de Saúde da Aeronáutica e diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão, entre outras funções. Com a nova promoção, foi designada diretora da Escola Superior de Defesa, cargo que assumirá em breve.


UMA MÉDICA NA DEFESA

A major-brigadeiro Carla será responsável pela Escola Superior de Defesa.

A ESD, criada em 1º de outubro de 2021 e ligada ao Ministério da Defesa (MD), realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio, em temas de interesse da Defesa Nacional.

A instituição tem foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, os militares das Forças Armadas e Auxiliares.

A missão da ESD é desenvolver atividades acadêmicas em temas de interesse da Defesa Nacional, considerados os campos de segurança e desenvolvimento, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira.

O atual comandante, major-brigadeiro aviador Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, tem conhecimentos em Política Externa para Altos Funcionários da Administração Pública (MRE), Gestão de Processos Logísticos (UFF), Especialização em Gestão Internacional (COPPEAD) e Política e Estratégia Marítima (EGN), além de diversos cursos operacionais.

O coronel de artilharia Tarcilo de Arruda Proença é o subcomandante da ESD, que tem conhecimentos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da EGN – Doutorado em Ciências Navais), já foi chefe do Estado-Maior do Comando de Defesa Antiaérea do Exército.

 

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
JB Reis