Forças Armadas

“Exército real, próximo do povo, ajuda a todos”: general Tomás ensina os novos sargentos

Nos dias 1º e 2 de março, alunos dos cursos de formação e graduação de sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) receberam, em cerimônia solene, o Sabre Sargento Max Wolf Filho.

Para o recebimento do sabre, a turma 130 anos da criação da Escola de Sargentos trajou o 1º uniforme escolar, réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do sargento combatente do Exército Brasileiro em 1894.

O sabre, réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932, simboliza o espírito imortal deste valoroso herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro.

Na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no dia 1º de março, no Rio de Janeiro – RJ, durante formatura presidida pelo vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general de divisão Josias Pedrotti da Rosa, 400 alunos receberam o sabre sargento Max Wolf Filho das mãos de seus convidados.


CULTO AO PASSADO HERÓICO

O aluno Lucas Neves Salustino, mecânico de viatura, primeiro colocado do 1º ano CFGS, recebeu o sabre das mãos do vice-chefe do DECEx como reconhecimento por sua dedicação aos estudos.

O adjunto de comando do Exército, subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, falou sobre a inspiração que deve advir dos exemplos do sargento Max Wolf Filho, cultuando-se o esforço na aquisição do necessário conhecimento técnico-profissional e a busca incansável pela formação do caráter militar, alicerçada nos mais caros valores e princípios éticos.

Em Três Corações (MG), no dia 2 de março, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, prestigiou a entrega do sabre sargento Max Wolf Filho aos 532 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e aos 37 alunos do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx).

A solenidade de entrega do sabre recebeu a senhora Hilda Della Nina, filha do Sargento Max Wolf Filho, e a senhora Dulcemar Szeremeta, sobrinha-neta, representantes desse ícone da Força Expedicionária Brasileira.

O comandante da ESA, general de brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa, falou sobre a importância de cultuar nossos heróis, pois

“se o Exército Brasileiro é, hoje, essa instituição organizada, em permanente prontidão para cumprir sua missão de defesa da Pátria, de garantia da lei e da ordem e de cooperação com o desenvolvimento nacional, é graças ao esforço, à dedicação, ao comprometimento, ao civismo, à disciplina e à fé na missão de tantos que nos antecederam e nos deram mostras de trabalho exemplar e de conduta patriótica, como o fez o Sargento Max Wolf Filho”.


O EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

O ministro da Defesa, acompanhado da senhora Hilda, entregou o sabre Sargento Max Wolf Filho ao aluno Alexandre Magno Neves Junior, da ESA; e o comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado da senhora Dulcemar, entregou o sabre ao aluno Vinicius Martins Rodrigues, do CIAvEx, melhores colocados, por mérito intelectual, no 1º ano do CFGS.

Finalizando a cerimônia, o general de exército Tomás destacou o que se deseja dos futuros líderes de pequenas frações:

“Vocês estão herdando o espírito de sacrifício do sargento Max Wolf Filho. O espírito que queremos em nosso sargento: isonômico, estoico, desprendido e corajoso. O espírito do sargento do Exército real, que é próximo do povo e que ajuda a todos.”

Nas solenidades, os 969 Alunos da ESA, EsSLog e CIAvEx proferiram o juramento solene:

“Ao receber este sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, prometo cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro.”

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
JB Reis