ultimas

Guerra de Israel em Gaza ao vivo: veto dos EUA na ONU é ‘injusto, antiético’, diz presidente da Autoridade Palestina

Os EUA exerceram novamente o seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para bloquear a candidatura da Palestina à adesão plena à ONU. De acordo com a Autoridade Palestina, essa medida é “injusta, antiética e injustificável”.

Conselho de Segurança das Nações Unidas reune-se para debater se a ONU deveria admitir o Estado da Palestina como membro votante de pleno direito. Foto: Divulgação

O líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, criticou o veto dos EUA à adesão palestina à ONU. De acordo com Abbas, trata-se de “uma agressão flagrante” que aumenta as tensões na região.

O embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, declarou posteriormente à votação que, apesar da falta de aprovação da resolução, a determinação do povo palestino não enfraquecerá. Além disso, Mansour também disse que os palestinos continuarão pagando o preço com suas vidas pela falta de justiça, liberdade e paz na região.

Pelo menos 33.970 morreram e 76.770 se feriram desde o início da guerra, no dia 7 de outubro de 2023. O número de mortos em Israel nos ataques do Hamas em 7 de outubro foi de 1.139, com dezenas de pessoas sequestradas ainda presas em Gaza.

Israel teria lançado mísseis contra o Irã, diz rede de TV

De acordo com a agência de notícias iraniana Fars, ocorreu uma explosão no aeroporto da cidade de Isafahan, no Irã. A causa do incidente não foi imediatamente determinada, conforme informou a agência de notícias Reuters. No entanto, a mídia estatal iraniana anunciou a suspensão de voos em várias cidades, incluindo Isfahan, Shiraz e Teerã.

A Reuters observou que várias instalações nucleares iranianas estão situadas na província de Isfahan, incluindo Natanz. Essa instalação é sobretudo central para o programa de enriquecimento de urânio do país.

O aumento da tensão entre Israel e Irã nas últimas semanas resultou no lançamento de centenas de drones e mísseis por Teerã contra os israelenses. O ataque seria sobretudo uma retaliação a um suposto ataque israelense ao complexo da embaixada iraniana na Síria no dia 1º de abril.


Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Rafael Cavacchini