A Fragata Liberal, com aeronave AH-11B Super Lynx embarcada, partiu nesta segunda-feira, 5 de agosto, para participar de 3 operações navais combinadas com as Marinhas de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Reino Unido e Peru.
As operações, chamadas Fraterno XXXVII, Unitas LXV e Solidarex IV, começam no dia 12 de agosto e só terminam em 26 de setembro.
De acordo com a Marinha, os objetivos principais são incrementar o nível de adestramento dos meios da Esquadra brasileira e promover cooperação e estreitamento de laços entre as Forças Navais.
Na primeira operação, Fraterno, serão feitos exercícios de tiro, manobras táticas, trânsito sob ameaça aérea, exercícios com submarinos, e etc, em águas argentinas. A Marinha dos hermanos deve usar Corvetas classe Meko 140, Contratorpedeiros classe Meko 360, navio-patrulha e aeronaves Fennec, Mentor, Cormorán e Tracker.
Na Unitas, realizada em águas chilenas, será simulada a formação de uma Força Naval multinacional para operação em apoio mútuo. Já na Solidarex será simulado exercício de assistência humanitária em resposta a um terremoto de grandes proporções no Peru.
Segundo o Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, serão realizadas operações clássicas da guerra naval que contemplam todos os campos de atuação da Marinha: defesa naval, segurança marítima, diplomacia naval e apoio às ações de Estado.