A NASA ainda não conseguiu resolver o dilema dos astronautas “presos” no espaço. Mesmo com a demora no retorno, a NASA continua afirmando que os astronautas não estão presos.
O fato é que já se passaram três semanas da última data prevista do retorno e até agora nem a NASA, nem a Boeing conseguiram solucionar os problemas com os equipamentos que surgiram no meio do caminho.
A solução que está sendo cogitada é enviar uma cápsula da SpaceX, do milionário Elon Musk, para resgatar e trazer os astronautas de volta à Terra.
Até o momento, no entanto, a NASA não confirmou qual é o plano para fazer o resgate, mas a expectativa é que a solução oficial seja divulgada na próxima semana.
Entenda o caso
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams embarcaram há dois meses para uma missão na Estação Espacial Internacional que deveria durar apenas oito dias. O objetivo era realizar um teste de direção em uma nova cápsula da Boeing, a Starliner.
Desde então três tentativas de retorno foram anunciadas e canceladas em seguida. Segundo a NASA, o adiamento no retorno aconteceu porque eles queriam mais tempo para analisar problemas no sistema de propulsão da nave espacial, que é utilizada para manobrar o voo.
No entanto, um dos problemas apresentados, que são as possíveis causas para mantem os astronautas “presos” no espaço são os propulsores. Cinco deles (de um total de 28) caíram durante a acoplagem. Todos os propulsores foram reiniciados, com exceção de um.
Outro problema é o vazamento de hélio. A cápsula foi lançada com um pequeno vazamento, mas quando chegou ao espaço, mais quatro foram detectados.
A NASA informou que há suprimentos suficientes para os astronautas permanecerem na Estação Espacial.
Por outro lado, as autoridades que inicialmente afirmaram que a cápsula poderia ser mantida na estação por apenas 45 dias, devido as baterias a bordo, voltaram atrás e disseram recentemente que esse prazo pode ser estendido.