Em Washington-DC, no dia 19 de setembro, antes de uma reunião de supervisão com o secretário da Marinha dos Estados Unidos, Carlos Del Toro, o presidente do Subcomitê de Defesa, Ken Calvert (Representante da Califórnia), divulgou as seguintes observações, chamando a atenção para os atrasos persistentes da Marinha e estouros de custos no programa de construção naval.
Seguem abaixo alguns trechos da fala do congressista sobre os projetos da Marinha dos EUA. O material completo pode ser conferido neste link.
CRISE NA CONSTRUÇÃO NAVAL DA MARINHA: UM CHAMADO À TRANSPARÊNCIA E AÇÃO
Este subcomitê é um forte apoiador da Marinha, em particular de nossos programas de submarinos. Os submarinos da classe Columbia hospedarão 70% da dissuasão nuclear de nossa nação.
Os submarinos da classe Virginia são o eixo de nossa estratégia para superar a China.
No entanto, submarinos e navios só contribuem para a luta se realmente existirem — não apenas no papel.
Em uma palavra, esses programas estão em crise. Sem exceção, eles estão ficando para trás.
Cada vez mais, eles estão acima do orçamento. Sem a intervenção de hoje, não tenho nenhuma confiança de que a construção naval da Marinha voltará aos trilhos.
Secretário Del Toro, sua revisão de construção naval de 45 dias encontrou uma ladainha de problemas relacionados à maturidade do projeto, transições de primeira classe, produção, mão de obra projetual, estratégia de aquisição e contrato, cadeia de suprimentos, força de trabalho qualificada e força de trabalho governamental.
Não está claro para mim que alguém tenha informações precisas sobre a trajetória de qualquer programa de construção naval além dos oficiais executores do Programa — e como eles mudam a cada dois anos, as opções de responsabilidade de longo prazo são limitadas.
Este subcomitê espera honestidade e transparência da Marinha. Não só a Marinha reteve informações sobre custos e atrasos, mas os planos da Marinha para lidar com essa crise são principalmente aspiracionais.
Precisamos de planos com métricas para ver se vocês estão realmente corrigindo problemas ou apenas colocando panos quentes nos problemas.
A falta de transparência da Marinha, a falha dos construtores navais em resolver problemas urgentemente e a incapacidade resultante do Congresso de conduzir análises informadas é um ciclo tóxico que precisamos quebrar.
Eu sou responsável perante os contribuintes, e Sr. Secretário, você é responsável perante mim.