A China está sempre surpreendendo o mundo. Desta vez, quem trouxe a novidade foi a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) que revelou ao mundo como será o traje espacial usado pelos astronautas chineses na missão de pousar na Lua em 2030.
A roupa especial foi apresentada pela primeira vez nesse último sábado, dia 28 de setembro, durante o terceiro Fórum de Tecnologia de Trajes Espaciais organizado pelo Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China na cidade de Chongqing, sudoeste da China.
Design chinês
O traje apresentado é branco e possui detalhes em listras vermelhas (cor que simboliza o país e a cultura chinesa). No entanto, as listras vermelhas representam também as famosas “apsaras voadoras” da arte de Dunhuang.
Já as listras localizadas nos membros inferiores lembram chamas de lançamento de foguetes.
Alta tecnologia
Além do design, a agência chinesa revelou ainda detalhes sobre o aspecto tecnológico das roupas espaciais. Segundo informações divulgadas em um vídeo da CMSA, o traje possui materiais de proteção para driblar os efeitos do ambiente térmico lunar e da poeira lunar.
A roupa também é equipada com um painel de controle integrado multifuncional, assim como câmeras para gravar cenas de perto e de longa distância.
Na apresentação, foram vistos detalhes como luvas flexíveis e uma viseira de capacete panorâmica à prova de reflexos e articulações adaptadas para ambientes de baixa gravidade.
Modelos ao vivo
Para apresentar os trajes estavam presentes os astronautas Zhai Zhigang e Wang Yaping. Eles demonstraram como a roupa se comporta ao realizarem diferentes movimentos como caminhar, agachar, curvar-se, ajoelhar-se em um joelho e subir escada.
Desenvolvimento a longo prazo
A roupa espacial está sendo desenvolvida desde 2020, conforme explicou Li Meng do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China. O desenvolvimento a longo prazo é uma maneira de garantir que os trajes espaciais serão leves, compactos, seguros e altamente confiáveis.
A expectativa é que os astronautas vestidos com o traje apresentado cheguem a lua até 2030 para uma missão de exploração tripulada.
Veja o vídeo de apresentação do traje a seguir: