Hungria e Itália assumiram temporariamente a defesa aérea da Croácia enquanto o exército militar do país continua sua transição do MiG-21 ‘Fishbed’ para a aeronave de combate Dassault Rafale. O Ministério da Defesa da Croácia (MoD) disse que os jatos Saab Gripen C da Força Aérea Húngara e Eurofighter F-2000 da Força Aérea Italiana fornecerão alerta de reação rápida (QRA) e policiamento aéreo para o espaço aéreo croata até o final de 2025 ou início de 2026.
Veja também:
- Força Aérea russa intercepta bombardeiros estratégicos B-52H dos Estados Unidos no espaço aéreo europeu
- Revolucionário míssil antinavio MANSUP-ER, desenvolvido em colaboração com a Marinha do Brasil foi apresentado em uma das maiores feiras militares do mundo
- Falta mão de obra na Força Aérea da Ucrânia, que enfrenta uma crise alarmante para operar os novos caças Gripen fornecidos pela Suécia
Força Aérea croata adota policiamento aéreo temporário com aliados
“Para não afetar o treinamento dos pilotos da Força Aérea Croata, as aeronaves Rafale temporariamente não formam uma dupla de combate em serviço QRA. A partir de 1º de dezembro, o policiamento aéreo, uma tarefa de vigilância e proteção do exército militar do espaço aéreo em tempos de paz, será temporariamente … realizado a partir das bases aéreas dos países aliados vizinhos Itália e Hungria”, disse o MoD.
Conforme observado no anúncio, essa cobertura de defesa aérea será fornecida gratuitamente sob os auspícios das missões mais amplas de policiamento aéreo da OTAN. O início do acordo marca a aposentadoria oficial do MiG-21 do serviço croata.
Defesa Aérea croata recebe Rafales em meio a mudanças temporárias
As notícias da transferência temporária de autoridade para a defesa aérea croata para a Hungria e a Itália chegaram oito meses após o Rafale ter sido oficialmente introduzido no serviço nacional em abril, com os primeiros seis dos 12 Rafales sendo formalmente recebidos pela Força Aérea Croata. As 12 aeronaves Rafale AAE excedentes compreendem 10 monopostos e dois bipostos no padrão F3-R, com entregas previstas para ocorrer até meados de 2025.