O polêmico vídeo da Marinha do Brasil, que contrapõe cenas de operações militares com momentos de lazer de civis, já alcançou mais de 3 milhões de visualizações no Instagram e 173 mil no YouTube. A repercussão foi estrondosa, mas o que realmente chamou a atenção foi a enxurrada de comentários indignados, irônicos e sarcásticos que tomaram as redes sociais de assalto.
Com mais de 3 mil comentários acumulados, as reações revelam que, para muitos, a mensagem pretendida pela instituição não foi bem recebida — muito pelo contrário. O vídeo, que aparentemente buscava exaltar os esforços dos militares e mostrar o motivo de existir um sistema de previdência diferenciado acabou sendo visto como um deboche com a realidade vivida por grande parte da população brasileira.
Entre as críticas, destacam-se comentários que evidenciam, na visão dos usuários das redes sociais, a desconexão da peça publicitária com a realidade dos trabalhadores civis, muitos deles enfrentando condições de vida e trabalho muito mais duras do que as retratadas no vídeo.

Comentários mais enfáticos, relevantes e indignados
Selecionamos lguns dos comentários mais enfáticos, emblemáticos ou sarcásticos que ilustram o verdadeiro espírito da reação dos internautas. Aqui está o retrato de como a sociedade realmente reagiu a essa mensagem da Marinha: indignação, ironia e, acima de tudo, uma clara demanda por maior respeito e compreensão.
- @siulaliva-z3g: “Marinha deveria colocar vídeo deles nos hospitais militares e depois do povo no SUS. Do carro deles e do povo no busão. Das filhas de 60 anos que não casam para não perder a pensão e do povo aos 60 nem aposentar conseguem.”
- @leandrokruszielski: “Este vídeo é um exemplo perfeito de como os militares enxergam os civis.”
- @pedroramos5715: “A PLOT TWIST é que eles tentaram fazer uma crítica e acertaram na REALIDADE: Quando têm folga, passam os dias com as famílias fazendo exatamente aquilo – lazer, esporte radical, viagens, etc. Parece realmente um cuspe na cara da sociedade.”
- @iaraaraujo7489: “Militares damarinha não vão à praia, não vão à festas, não assistem aos jogos? Não comemoram aniversários? Pelo que a história conta a última guerra mundial com participação da marinha foi a 2ª, em 1945. Que tal irem a uma 3ª?”
- @freudtuty1588: “Eu vendo o vídeo no 3º busão lotado. Acordei às 04 da manhã depois do meu único dia de folga da escala 15×1. Que zé povim folgado. Eu compro a roupa que vou trabalhar, pago minha passagem, pago o meu almoço, chego em casa só pra dormir, escuto esporro de cliente, de patrão, de prestador, e quando entro na internet no busão tenho que assistir mimimi de milico! Paciência viu.”
- @SrStakeholder: “Parabéns, uma instituição de função técnica utilizando dinheiro público para fins políticos.”
- @eunickissimo: “Os responsáveis por esse conteúdo devem ser punidos por tentar colocar a população civil contra as forças armadas.”
- @BarefootContessa-lz5vj: Saudades da época em que os vídeos da Marinha eram legais… Hoje em dia, até eles querem lacrar com esse papo de “Vem pra Marinha!”
- @felipedomingues1337: Não seja enganado então caros marinheiros. Saiam da marinha e venha para a “boa” vida civil. Francamente. Vocês e todos os militares tem sim muitos privilégios!!! E não se enganem os militares saíram do civis e não o inverso. Quem banca o rombo de mais de 50 bilhões por ano na previdência que os militares causam é a classe civil. Por esse motivo lugar de militar é na caserna e não na administração. E tem sim que ser revisto toda e qualquer conta. E se está ruim ser militar hora bolas saiam, vocês não são obrigado a servir.
- @jnldsbrnhdcstj: “Os caras ganham um bom salário, passam a maioria do tempo ociosos e fazem um vídeo desse como se a população vivesse em uma colônia de férias! É muita audácia contra a população.”
- @lucaslopesresende1123: “A Marinha do Brasil deveria se lembrar que eles só vestem roupas porque tem uma costureira, e que os jeeps só andam porque existem metalúrgicos, e que esse metalúrgico e essa costureira trabalham até os 65 em uma escala 6×1 para se aposentar com 1400 reais. Então menos insinuações fajutas e mais trabalho, por favor.”
- @thiagoyamamoto769: “Aprendi muita coisa nesse vídeo. O Brasil é uma colônia de férias e a Marinha não tem privilégios… Pessoal tá vivendo em Narnia distante da realidade….”
- @sinvalpereira-o4h: “Faltou colocar os marinheiros pra pintar meio fio!”
- @ivessandiego1545: “Nunca estiveram em um combate.”
- @raphaeltrombini4142: “Galera da marinha não tem nem mato pra capinar igual aos praças do exército, devem ficar fazendo nó o dia todo.”
- @lucassousa829: “Esse vídeo me fez sentir vontade de chorar. Qualquer uma das duas vidas mostradas aí seria maravilhoso pra mim. Essa sociedade é triste demais… Não sei quanto tempo mais vou aguentar viver assim e ainda ver esse tipo de deboche.”
- @lucianocampos1951: “Cabo e soldado passando necessidade em quartel enquanto general vive na mamata. Essa comparação vocês não fazem, né?”
- @erisonsilva7752: “Se a intenção foi fazer o povo criar mais repulsa por vocês… Missão cumprida!!! Parabéns aos envolvidos!!! 👏”
- @fredalleankabaret: “Não aguentam 1 semana de CLT…”