O desespero de Putin para reverter a crise populacional da Rússia diz muito sobre o estado do país
A Rússia está em apuros. Não é só a economia em frangalhos, as sanções esmagadoras e a guerra interminável na Ucrânia. É a própria sobrevivência da população russa que está em jogo. A escritora Elena Gold, nascida na Rússia e autora de um livro sobre a guerra da Ucrânia, coloca o dedo na ferida: “A taxa de natalidade na Rússia caiu tremendamente e Putin está tentando [de tudo] para que os russos tenham filhos.”
Mas como você convence as pessoas a trazerem crianças a um mundo onde o custo de vida está nas alturas? De acordo com a escritora, a inflação real beira os 30%, apesar do governo insistir que é apenas 9%. O futuro, portanto, é uma grande interrogação.
A crise populacional: o que está por trás?
De acordo com Elena Gold, Putin tem um problema. A guerra na Ucrânia, que o presidente achava que seria rápida e vantajosa, virou um desastre prolongado. Putin está literalmente acabando com sua força de trabalho. Segundo a escritora, milhares de jovens russos foram mandados para a linha de frente, muitos para nunca mais voltar.
A incerteza é outro fator devastador. Quem vai querer ter filhos se o pai pode ser mobilizado para a guerra a qualquer momento, deixando a mãe para criar as crianças sozinha? Ou se a casa financiada está em risco porque as taxas de juros ultrapassam os 30% ao ano e a maioria dos pedidos de empréstimo é negada?
Elena descreve com precisão o sentimento generalizado: “Os russos simplesmente não querem ter filhos em tal situação. Tudo é tão incerto.”
Economia em colapso
Os problemas demográficos são apenas a ponta do iceberg. A economia russa está desmoronando silenciosamente enquanto o governo tenta desesperadamente manter as aparências. O “fundo de riqueza” russo, que deveria ser um colchão de segurança, vem sendo torrado em bancos estatais falidos, agora renomeados como “depósitos”. Segundo Elena, o próximo passo é transformar esse dinheiro em ações inúteis, algo que já aconteceu antes.
E os golpes imobiliários não ficam de fora: 60-70% dos novos apartamentos em Moscou e São Petersburgo estão vazios. Um fator curioso é que alguns desses edifícios começaram a pegar fogo, o que levanta suspeita de golpes em seguradoras de imóveis. É uma cena digna de um filme de máfia – só que é a realidade da Rússia de Putin.
Fuga de cérebros e colapso social
Se a guerra na Ucrânia e a economia ruim não fossem suficientes, há outro problema crescente na Rússia. Atualmente, os jovens mais educados e habilidosos estão deixando o país. Elena descreve como muitos estão usando a desculpa de “sair de férias” em outros países, somente para nunca mais voltarem.
A Rússia está se tornando um lugar onde o futuro parece cada vez mais sombrio. Para as famílias que ainda estão lá, criar filhos é uma ideia cada vez mais remota, especialmente quando tudo – desde o custo de vida até a estabilidade – está sob ameaça.
“Putin prejudicou a Rússia de forma irreparável”, afirma Elena. E não é difícil ver por quê. Mesmo que a guerra da Ucrânia acabasse amanhã, as feridas abertas por anos de políticas desastrosas e repressão autoritária não se fechariam facilmente na Rússia.