Nessa quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, o Exército Brasileiro, organização comandada pelo General de Exército Tomás Miné Ribeiro Paiva, comemorou efusivamente o fato de ter alcançado a marca de 18 milhões de interações em suas redes sociais, destacando-se como a instituição do governo federal com maior envolvimento do público.

“✅ Esse resultado representa o reconhecimento do esforço contínuo do Exército Brasileiro em prestar contas à sociedade e informar o público sobre suas ações e entregas, por intermédio de diversas ferramentas de comunicação, incluindo as mídias sociais.“, diz a postagem do Exército Brasileiro em seu perfil no Instagram
A informação, segundo o post da força terrestre, foi divulgada pela Social Media Gov, plataforma especializada em monitoramento de mídias sociais de órgãos públicos e replicada em posts nas redes sociais da força terrestre. Entretanto, um aspecto fundamental foi omitido da comemoração: uma parte significativa das interações consiste em críticas às ações da força militar e ao posicionamento político de sua cúpula.
Popularidade ou Contestação ao comportamento do Exército?
Análises recentes publicadas em sites como a Revista Sociedade Militar mencionam uma alta taxa de comentários negativos, que são aqueles com críticas e apontando erros cometidos pelos comandos do Exército Brasileiro nos últimos anos. Análises de sentimento nos comentários registraram um alto percentual de insatisfação, que em alguns casos chegou a 75% de impressões negativas.
Entre as principais críticas, destacam-se queixas sobre problemas em sistemas internos além de ataques diretos ao que os internautas veem como uma politização da instituição. Comentários como “Se não fosse os comentários negativos, não estaria no topo” e “Lidera com comentários negativos” reforçam a percepção de que o engajamento não reflete necessariamente apoio.

Outros exemplos de interações negativas incluem:
- “Traduzindo, foi a instituição mais criticada pelo que fizeram.”
- “E o site do alistamento militar bugado, vão resolver quando?”
- “Enquanto forças armadas ao redor do mundo testam lasers, novos mísseis, drones e blindado, vcs ficam atrasados.”
- “Se não fossem os comentários negativos, não estaria no topo.”
Análise de sentimentos: O que os usuários estão dizendo?
A partir da análise de sentimentos dos comentários, podemos observar:
- Grande parte das interações foram neutras, muitas delas compostas por emojis e interjeições que não agregam conteúdo crítico ou elogioso;
- Os comentários negativos se destacam, refletindo insatisfação com a gestão da instituição, problemas administrativos e a visibilidade dada a essas interações;
- Poucas interações foram realmente positivas, sendo a maioria composta por apoios simbólicos, como emojis de bandeiras do Brasil ou mensagens curtas de incentivo.
Redes sociais: Termômetro da opinião pública e da habilidade dos gestores da comunicação institucional
Na publicação oficial, o Exército faz transparecer que interpretou os números como um reconhecimento do público à sua comunicação e transparência. Mas, uma análise feita com franqueza nos comentários na própria postagem revela outro cenário, impossível de não ser detectado por profissionais de marketing e mídias sociais: grande parte das interações tem sido negativa, refletindo forte descontentamento com a atuação da instituição.
O volume de críticas obviamente contraria a ideia de sucesso em comunicação institucional e deve na verdade levantar questionamentos sobre a eficácia das estratégias utilizadas pela força terrestre.