A Marinha inaugurou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (RJ) como parte do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
As estruturas entregues foram o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, onde vão atuar 200 militares para centralizar a gestão operacional; os cais 3 e 4, para expandir a capacidade de atracação e logística; a subestação elétrica integrada, para garantir fornecimento de energia e recarga de baterias; e a praça da Base e o Pórtico de Cerimônias, dedicados a solenidades e formaturas militares.
Segundo a Marinha, as instalações permitirão a ampliação da capacidade operacional da Base, que passa a poder receber 2 submarinos atracados a contrabordo ou um navio.
Segundo o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, as entregas vão de encontro ao planejamento estratégico da Força Naval, que não inclui somente a aquisição de novos meios, mas também a capacidade de controlá-los e mantê-los a partir de terra.
“As entregas estão acontecendo. Além da infraestrutura, já temos 2 submarinos incorporados, que estão sendo empregados em operações da Esquadra. Outros 2 submarinos convencionais estão a caminho, juntamente com o principal objetivo do Prosub, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado”.
A expansão do Complexo Naval de Itaguaí ainda prevê outros 4 novos cais, junto com 4 subestações elétricas, um Esquadrão de Guerra Cibernética, o prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, tanques de armazenamento de combustível, posto de abastecimento e garagem de viaturas.
Para o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, essas novas entregas reafirmam o compromisso da Força com a modernização de suas instalações, fortalecendo o Prosub, considerado o maior programa estratégico do Estado brasileiro.