Muita gente tem discutido sobre os salários dos militares das Forças Armadas. A Medida Provisória que reajusta os soldos em 9% parcelados em 2 vezes tramita no Congresso Nacional. Entretanto, poucos tem conhecimento aprofundado do tema a ponto de falar com propriedade. A esmagadora maioria dos militares da Marinha, Exército e Aeronáutica recebem salários baixos e dezenas de milhares de soldados e cabos recebem salários bem próximos ou até abaixo do salário mínimo nacional, que hoje está na faixa de 1.6 mil reais.
A condição financeira da tropa
Quem se debruça sobre os números pode constatar que entre os militares do Exército, Marinha e Força Aérea, a maior parte recebe salários na casa dos 4 mil reais, que estão abaixo daqueles pagos para soldados recém ingressos nas polícias militares e guardas municipais em quase todo o Brasil.
Em Niterói, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, o concurso para a guarda municipal oferece salários na faixa dos 4 mil reais, incluindo as gratificações.
O número dos militares que recebe salários altos, aqueles acima de 20 mil reais, em fevereiro de 2025 não chegou a 2 mil.
20 militares receberam mais que 80 mil reais
Por exemplo. Em fevereiro de 2025 um grupo de 2.859 militares das Forças Armadas, o que equivale a 0.8% do efetivo total, receberam mais que 20 mil reais. Entre eles, somente 20 receberam mais que 80 mil reais.
175.504 militares, incluindo milhares de sargentos, mais da metade do efetivo das Forças Armadas Brasileiras, receberam em fevereiro de 2025 salários líquidos, aquele que de fato chega na conta, abaixo de 4 mil reais e entre estes estão 90 mil militares que receberam salários menores que 2.000 reais.

As informações disponibilizadas pelo governo federal não trouxeram dados sobre a origem dos altos valores recebidos por alguns militares das Forças Armadas, que podem – eventualmente – vir de remunerações atrasadas, decisões judiciais, transferências para a reserva remunerada etc.
Os dados foram obtidos por meio das plataformas de transparência do governo federal e as listagens com os maiores e as menores remunerações líquidas recebidas pelos militares das Forças Armadas Brasileiras podem ser conferidas na planilha 1 e na planilha 2