Parece até cena de filme, mas aconteceu de verdade: a Suécia oficializou durante o primeiro dia da Latin America Aerospace and Defence (LAAD), no Rio de Janeiro, a aquisição de 4 C-390 Millennium o cargueiro militar brasileiro que vem conquistando o mundo. A notícia marca não só um avanço estratégico para a Força Aérea Sueca, mas também mais um passo rumo ao protagonismo da Embraer no cenário militar global.
Os suecos já vinham demonstrando interesse pela aeronave desde que o modelo entrou em operação pela Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019. Desde então, o cargueiro mostrou resultados tão expressivos que chamaram a atenção de diversas nações, principalmente pela sua versatilidade, confiabilidade e capacidade de adaptação a diferentes tipos de missão. Agora, com essa decisão, a Suécia se torna o oitavo cliente internacional da aeronave e o quinto país membro da OTAN a escolher os 4 C-390 Millennium como solução logística aérea.
4 C-390 em destaque: confiabilidade e tecnologia de ponta
Ao longo de seus anos de atuação na FAB, o C-390 não só cumpriu o que prometeu, como superou as expectativas. Em operação real, a frota brasileira do cargueiro mantém uma impressionante taxa de disponibilidade de 93%, com índice de conclusão de missão superior a 99%. Esses números não apenas atestam a robustez do projeto, mas também o nível de maturidade tecnológica da Embraer no desenvolvimento de aeronaves de missão crítica.
Com capacidade de transportar até 26 toneladas, operar em pistas curtas e não pavimentadas, além de realizar reabastecimento em voo e missões humanitárias, o 4 C-390 Millennium entrega uma gama de soluções que o colocam como um dos cargueiros mais versáteis de sua categoria. Tudo isso com menor custo operacional e manutenção simplificada um combo que parece ter convencido os suecos a fazer a troca definitiva.
Por que o C-130 Hércules vem perdendo espaço no mercado?
Durante décadas, o C-130 Hércules reinou praticamente sozinho no transporte militar tático. Mas o tempo cobra seu preço e o projeto da década de 1950, mesmo com atualizações, começou a revelar suas limitações. Com uma arquitetura mais antiga, o Hércules apresenta barreiras tecnológicas que dificultam a implementação de inovações, além de custos crescentes de operação e manutenção.
A chegada do 4 C-390 ao mercado representou um divisor de águas. Enquanto o Hércules enfrenta limitações para se manter competitivo, o cargueiro brasileiro foi pensado desde o início para os desafios atuais e futuros. É mais rápido, mais moderno, mais fácil de operar e tem maior capacidade de carga e, como não poderia deixar de ser, mais eficiente em missões variadas, desde transporte até evacuação aeromédica.
Não é à toa que muitos países estão reconsiderando a compra de novas unidades do Hércules e optando por soluções mais modernas, como fez agora a Suécia com seus 4 C-390 Millennium.
Embraer ganha força com mais um cliente da OTAN
A venda para a Suécia não é apenas mais um contrato: é um marco geopolítico. Com essa aquisição, a Embraer atinge cinco países membros da OTAN entre os compradores do C-390, consolidando a aeronave como uma das opções mais confiáveis para missões táticas entre os aliados ocidentais.
Além do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e agora Suécia já confirmaram suas encomendas e outros países continuam observando de perto o desempenho da aeronave. A reputação do 4 C-390 cresce não apenas pelo que entrega tecnicamente, mas também por conta da confiabilidade da Embraer como parceira estratégica.
Esse movimento reforça a posição da fabricante brasileira como player de peso na aviação militar global. E, mais do que isso, projeta o Brasil em um espaço onde antes só gigantes tradicionais do setor tinham voz.
Compra sueca reacende expectativa sobre novos caças Gripen para o Brasil
Se por um lado a Suécia garante seus 4 C-390 Millennium, por outro, a expectativa agora recai sobre uma possível contrapartida. Isso porque, nos bastidores da diplomacia, Brasil e Suécia vinham discutindo uma negociação em que os suecos adquiriram os cargueiros da Embraer e, em troca, o Brasil avançaria no segundo lote de caças Gripen.
E assim, entre cargueiros e caças, a Suécia e o Brasil seguem reescrevendo juntos a história da aviação militar moderna. Com os 4 C-390 Millennium, os céus da Europa ganham nova potência made in Brasil.